Quais eram as classes sociais, chamadas de estamentos, no período do Feudalismo?
Respostas
Os estamentos eram os três "níveis" sociais, ordenados de acordo com uma crença teológico-política de mundo, sendo divididos em Primeiro Estado, Segundo Estado e Terceiro Estado.
O Primeiro Estado era composto pelos membros do Clero, que tinham como funções garantir a educação moral do povo e fundamentar a política dos nobres.
O Segundo Estado era composto pela nobreza, que tinha a função de garantir a segurança militar e fazer a administração dos territórios.
O Terceiro Estado era composto por todo o resto: pequenos e grandes burgueses, camponeses, soldados rasos, artesãos e todo tipo de pessoa que trabalhava diretamente com as tarefas produtivas no reino. Este era o único dos Estados que pagava impostos, sustentando toda a estrutura social.
O feudalismo dividia a sociedade em algumas classes sociais, ou, como os historiadores do período denominam, estamentos.
O primeiro estamento era ocupado pelo Rei e sua família. Em seguida, no segundo estamento, estava o clero e a Igreja. Abaixo destes estava o restante da aristocracia e da nobreza, por fim, os servos.
Através dessa lógica rígida o mundo foi ordenado por séculos, até que estabeleceu-se uma ofensiva burguesa contra a nobreza, o clero e o poder real, dando espaço para o nascimento de modelos liberais.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/4962105
Em anexo, pirâmide social do feudalismo.