• Matéria: História
  • Autor: lyviamourabatista
  • Perguntado 4 anos atrás

A centralização tal qual existe (...), comprime a liberdade, suga a riqueza (...) das províncias, constituindo-as satélites (...) do grande astro da Corte – centro (...) que tudo corrompe e tudo concentra em si (...), (...).

O Regime de federação baseado (...) na independência recíproca das províncias, elevando-as à categoria de Estado (...) unicamente ligados pelo vínculo da mesma nacionalidade (...) é aquele que adotamos no nosso programa (...), (...).

Somos da América e queremos ser americanos. Manifesto Republicano. In: Del PRIORE, Mary. Documentos de História do Brasil de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997. P. 67. De acordo com o texto o que o Manifesto Republicano o que está criticando? Assinale a alternativa correta:

a)Está criticando a centralização política que suga a riqueza das províncias transformando-as em satélites que giram em torno da Corte;
b)A liberdade de comercial das províncias em relação a economia cafeeira;
c)Está criticando o direito ao voto para todos;
d)Está criticando os cafeicultores por estarem comerciando com outros países.

Respostas

respondido por: SCCPNICK123
1

Resposta:

letra D

Explicação:

a resposta eu acho e letra d

respondido por: gabrielrapassi
1

Resposta:

A

Explicação:

O trecho foi retirado do Manifesto Republicano e portanto defende a República e não mais o Império no Brasil. Nesse trecho podemos notar a crítica ao Segundo Reinado, ao imperador, D Pedro II e a sua forma de governo. Para eles a centralização era maléfica ao país e deveria ocorrer uma maior participação dos estados /províncias de forma autônoma.

Perguntas similares