Respostas
Resposta:
O Luteranismo estava se expandindo cada vez mais pela Europa, e com ele estavam surgindo outras derivações, como o calvinista.
Então, o rei da Inglaterra, Henrique VII, viu nisso uma oportunidade. Ele queria se divorciar de sua esposa, mas o Papa tinha que permitir. Então ele rompeu com a Igreja Católica e fundou o anglicanismo principalmente para poder efetuar o divórcio e ser o líder político/econômico/religioso. Por isso, até hoje em dia, a religião oficial da Inglaterra é o Anglicanismo
Resposta:
Foi fundada por Henrique VIII (dinastia Tudor), rei da Inglaterra. Henrique VIII solicitou ao papa Clemente VII a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. Todavia, o pedido lhe foi negado.
Dessa forma, houve o rompimento com a Igreja Católica e o estabelecimento de uma Igreja da Inglaterra.
No ano de 1534, o Parlamento inglês aprovou o Ato de Supremacia, que fazia do monarca o chefe da Igreja inglesa. Nascia assim a Igreja Anglicana.
A Igreja ficou submissa ao poder do monarca; o rei tinha o poder de nomear bispos e ele também confiscou os bens da Igreja Católica na Inglaterra e doou para os nobres que o apoiaram; as doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas; houve o celibato voluntário.
É isso. Espero que ajude!