A globalização trouxe inúmeras mudanças na forma de se gerir negócios. Hoje em dia, empresas podem não ter sua unidade de produção concentrada em lugares específicos, por exemplo. É comum que cada item de um produto seja desenvolvido em uma localidade, por motivos de competitividade. Centrais de telemarketing, por exemplo, podem estar do outro lado do planeta atendendo ou promovendo ligações com os países mais longínquos, como se estivesse na mesma cidade. As fronteiras estão desaparecendo. Se, por um lado, isso pode representar grandes oportunidades para empresas que têm condições de atuar de forma global, por outro, pode também ser uma grande ameaça às empresas que não têm condições ou que não estejam preparadas para a nova realidade.
De acordo com estas afirmações, também podemos afirmar que:
A A Globalização é um fenômeno restrito aos países desenvolvidos.
B A Globalização é um fenômeno reversível, pois depende de ações políticas dos países envolvidos.
C A Globalização é um fenômeno irreversível, pois é fruto do desenvolvimento tecnológico que transpõe fronteiras e de movimentos econômicos de interação entre países.
D A Globalização é especialmente benéfica para os países em desenvolvimento, pois facilita transações de exportação e importação.
E A Globalização é um fenômeno ineficiente com data de expiração prevista para a próxima década.
Respostas
5) A globalização é um dos fenômenos que contribuem para o compartilhamento das inúmeras formas de cultura. Esse é um dos motivos pelos quais vemos roupas e marcas famosas em inúmeros países. Por outro lado, a globalização gerou um grande problema, qual seja:
Resposta: d) Levou a dominação cultural dos países em desenvolvimento, pelos países mais ricos, levando, muitas vezes, os indivíduos dos países mais pobres a perderem importantes práticas culturais tradicionais.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
Com o fenômeno da globalização, entende-se que muitos países considerados potencias mundiais, como por exemplo, E.U.A, Inglaterra, França, exerceram grande influência na formação cultural de países menos desenvolvidos. Com isso, é possível perceber uma redução das tradições e culturas locais em troca da cultura estrangeira. A exemplo disso, podemos perceber a presença de termos em inglês no campo da linguagem cotidiana e técnica, a forte presença de alimentos industrializados, consumo de músicas estrangeiras e demais produtos da indústria cultural. Por outro lado, é importante ressaltar que essa influência cultural não gerou escravidão ou conflitos, mas é um processo de influência que ocorre mediante a assimilação.