A história da áfrica e dos povos africanos, ao longo do tempo, foi sendo construída a partir de discursos que a colocam em uma posição de inferioridade, dando a entender que o continente africano é isento de uma diversidade cultural e social, além de não esclarecer a construção da miséria do continente, realidade vivida ainda hoje pelas sociedades e povos africanos. Diante disso, assinale qual foi o principal fator de construção da realidade social de miséria dos povos africanos: A) A tradição oral dos povos africanos e o não desenvolvimento de uma cultura letrada. B) A falta de conhecimentos das suas riquezas naturais e minerais. C) Os contextos históricos de exploração social e dos recursos minerais do continente africano. D) A negação dos povos africanos em aceitar a ajuda das potências européias para o seu desenvolvimento.
Respostas
respondido por:
0
É correta a alternativa C, de modo que a África enfrenta hoje sérios problemas de atraso econômico e tecnológico em grande medida devido ao fato do continente ter sido super explorado, em especial no Século XIX.
Movidos por uma ideologia racista, os colonizadores europeus não viam os seus "súditos" africanos como seres humanos dignos, mas sim como pouco mais que "ferramentas" para uma exploração econômica que foi, em muitas regiões, extremamente violenta e injusta.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás