No processo de colonização da América, a França inicialmente buscou co lonizar terras portuguesas. Explique como foi esse processo, citando quais territórios foram conquistados e qual o desfecho dessa colonização.
Respostas
Resposta:
colonização francesa nas Américas, assim como a inglesa, foi retardatária se comparada às expedições espanholas e portuguesas. Apesar do atraso, os franceses empreenderam tentativas de colonização nas três Américas.
Como os franceses ficaram fora da divisão do Tratado de Tordesilhas, o rei francês Francisco I havia ironizado o tratado, ao dizer que queria ver o testamento de Adão para saber se ele havia destinado as terras do mundo apenas a Portugal e Espanha. Porém, o tratado não impediu os franceses de tentar colonizar áreas do território americano e nem de tentar lucrar com o comércio marítimo na região.
As práticas de pirataria foram estimuladas pela coroa francesa. Inúmeros navios corsários passaram a navegar em águas americanas, com o objetivo de saquear navios e localidades comerciais litorâneas. Com as ações de pirataria, os franceses conseguiram ganhos econômicos consideráveis.
Havia também interesse na criação de colônias nos territórios americanos. Uma tentativa se deu em meados do século XVI, na região da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Em estreita ligação com os indígenas da região, os franceses fundaram em 1555 a França Antártica, cujo objetivo era criar um espaço de colonização no litoral brasileiro, buscando desenvolver atividades econômicas, principalmente no extrativismo. A iniciativa teria fim alguns anos depois, quando os portugueses e seus aliados indígenas derrotaram os Franceses.
Ainda no que conhecemos como litoral brasileiro, os franceses tentaram uma nova empresa colonizadora, dessa vez na atual região do Maranhão. Nesse local, entre 1612 e 1615, os franceses criaram a França Equinocial, cujo principal legado é a cidade de São Luís do Maranhão. Mais uma vez os franceses não foram capazes de manter a colônia, sendo novamente expulsos pelos portugueses.
Resposta:
Inicialmente, a França se instalou na região do Rio de Janeiro, estabelecendo vínculos fortes com os indígenas que lá viviam, fundando a França Antártica. No entanto, Portugal não autorizou tal instalação, posteriormente expulsando os franceses de terras brasileiras. Em um segundo momento, os franceses voltaram a tentar uma colonização do Brasil, mas no Maranhão, fundando a França Equinocial. Lá, ficaram por um tempo e ajudaram a criar a cidade de São Luís do Maranhão. Mas, assim como antes, os portugueses expulsaram os franceses de seus territórios, não permitindo seu retorno.
Explicação:
espero ajudar <3