resumo sobre : Adolescentes e jovens indígenas identificam e apresentam soluções para os poblemas e desafios de suas etnias
por favor eu preciso pra sexta!!!!!!!!
Respostas
Resposta:
Quando se fala em crianças indígenas, o universo é muito mais amplo do que normalmente o olhar do branco é capaz de captar.
Debater a situação das crianças e dos jovens passa pela sociedade e pelos governos conhecerem tradições de um grupo estereotipado e muitas vezes invisível em suas necessidades, como diz a jovem Jaqueline Ciríaco, do povo Potiguara, na Paraíba.
Os Conselhos Tutelares atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Mas não há uma abordagem específica para os povos indígenas, e os grupos avaliam que sua atuação tem causado mais problemas do que levado soluções às comunidades.
Esses relatos se transformaram em propostas incluídas no Plano Decenal de Direitos Humanos para Crianças e Adolescentes, que é a diretriz de trabalho para os próximos dez anos.
Uma das reclamações é que os conselheiros avaliam costumes da tribo como exploração do trabalho infantil.
Para início de conversa sobre infância, entre os povos indígenas não há consenso sobre o que separa a criança da idade adulta, como conta o professor Edilson Melgueira, da etnia Baniwa, no Amazonas.A demarcação das terras segue como a principal demanda das lideranças indígenas, ao lado do respeito para com os costumes em meio a um mundo cada vez mais globalizado.
Como explica Vilmar Guarany, as tradições forjaram a identidade que busca sobreviver depois de centenas de anos.
Resposta:
não sei .................