Em uma empresa de cortes de madeira, o profissional de saúde ocupacional identificou diversos riscos ocupacionais. No entanto, os trabalhadores não enxergavam tais perigos, pois nunca houvera um treinamento adequado. A análise dos riscos ocupacionais colabora para a identificação de potenciais causadores de agravos que comprometam a saúde do trabalhador.
Com base no contexto acima, marque a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Ao analisar os riscos de acidentes no corte de madeira, torna-se possível identificar as causas de adoecimento, afastamento e morte dos trabalhadores, pois os acidentes são sempre notificados.
b. A análise dos riscos ocupacionais não colabora para a prevenção dos acidentes na empresa de corte de madeira. Os registros de notificação, por outro lado, contribuem mais.
c. Com a análise dos riscos ocupacionais presentes na empresa de corte de madeira, é possível traçar medidas para potencializar a ocorrência de acidentes entre o corte e o tratamento da madeira.
d. Os riscos ocupacionais presentes na empresa de corte de madeira configuram-se como componente-base para a adoção de medidas de prevenção de acidentes.
e. Os riscos ocupacionais no corte da madeira configuram-se como problema de saúde pública. No entanto, os mais prejudicados são os empregadores, pela perda da produtividade e do lucro.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
A identificação desses riscos, permite principalmente para elaboração de um mapa de risco da empresas, com objetivo de eliminar ou diminuir os acidentes de trabalho
Resposta:
Letra D - Os riscos ocupacionais presentes na empresa de corte de madeira configuram-se como componente-base para a adoção de medidas de prevenção de acidentes.
Explicação:
Ao analisar os riscos ocupacionais presentes no processo de corte de madeira, é possível traçar ações para a promoção de saúde, de forma a ampliar a segurança e a saúde dos trabalhadores e reduzir a quantidade de acidentes. Essa observação pode ser feita tanto pelo profissional qualificado como pelos trabalhadores, que estão constantemente vinculados ao processo de trabalho. No entanto, o colaborador precisa ser capacitado para tal função, assim saberá identificar algum fator de risco para acidente. A falta de informação e de treinamento dos trabalhadores pode potencializar a ocorrência de acidentes de trabalho.
Outro fator que também ajuda na prevenção de acidentes é a observação dos registros notificados na CAT. Essa ação contribui para a adoção de estratégias voltadas para os principais tipos de acidentes sofridos no período analisado. Desse modo, é necessário que os trabalhadores tenham conhecimento dos acidentes e riscos e da importância de registro da CAT.