A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a hidroxicloroquina não funciona no tratamento contra a Covid-19 e alertou ainda que seu uso pode causar efeitos adversos. O medicamento passou por uma análise de um grupo de especialistas e pacientes e recebeu “forte recomendação” contra o uso no combate ao coronavírus. O documento foi publicado pela revista científica The BJM. No Brasil, o medicamento foi constantemente apontado pelo presidente Jair Bolsonaro, inclusive com ordem de produção de comprimidos de cloroquina no Laboratório Químico Farmacêutico do Exército brasileiro para “tratamento precoce” da Covid-19. O relatório da OMS aponta ainda que a cloroquina “provavelmente aumentou os eventos adversos”, o que levaram à descontinuação do uso desse medicamento nos tratamentos contra a Covid-19, diz o texto. O documento produzido a partir do debate apontou ainda que o uso indevido e ineficaz da cloroquina para tratar pacientes com Covid-19 pode trazer dificuldades para quem realmente precisa do medicamento para tratar outras doenças, para as quais ele é realmente eficaz, como a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico e a malária, pois o medicamento recomendado para tais enfermidades pode faltar pelo uso indevido. Participaram do debate uma maioria de especialistas, entre pesquisadores, médicos, especialistas em ética e em metodologias de pesquisa científica, além de quatro pacientes que sobreviveram à Covid-19. Os debatedores tiveram como ponto de partida a experiência dos pacientes e dos médicos com a droga, além das conclusões levantadas por 6.059 ensaios produzidos por especialistas sobre os efeitos da cloroquina. Outro estudo liderado pelos principais hospitais privados do Brasil apontou que a hidroxicloroquina não tem eficácia no tratamento de pacientes internados com quadros leves ou moderados de covid-19. As conclusões foram publicadas em 23/07/2020 no The New England Journal of Medicine. Os autores ainda verificaram que os pacientes que utilizaram os medicamentos tinham uma tendência maior a apresentar alterações nos exames de eletrocardiograma, apontando arritmia cardíaca, e de sangue, indicando o risco de lesão hepática (no fígado)
A partir da leitura do texto acima, dos textos de apoio e das discussões em aula, é possível afirmar que: *
A( )A cloroquina é um medicamento eficaz contra a Covid-19.
B( )O presidente da república confia na ciência e na OMS.
C( )Os estudos que condenam o uso da cloroquina para o tratamento de Covid-19 são baseados no conhecimento de senso comum.
D( )Pacientes com artrite reumatóide, lúpus e malária têm sido prejudicados pelo uso indevido da cloroquina por outras pessoas.
E( )O uso de cloroquina traz benefícios para o coração e para o fígado.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás