Disciplina: Geografia
Maio: 2021
Informações geográficas em mapas temáticos
Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a
finalidade de apresentar informações da realidade, eles fazem parte da humanidade desde os tempos
remotos.
Essas representações do espaço geográfico se tornaram mais difundidas a partir da necessidade de
tornar o trajeto das viagens mais seguro, como as caravanas mercantis.
Exemplo de mapas:
Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as
fronteiras entre continentes, países, estados e até municipios.
Mapa Fisico: são elaborados para informar aspectos naturais (relevo, clima, vegetação, hidrografia).
Mapas Econômicos: representação cartográfica criada para informar as riquezas de um determinado
lugar (continente, subcontinente, país, estado e municipio).
Mapas Históricos: tipo de representação cartográfica que informa sobre aspectos que aconteceram no
passado,
EXERCÍCIO
1) O que são mapas temáticos?
2) Quais são os tipos de mapas temáticos?
3) Faça uma pesquisa das projeções cartográficas.
Respostas
Resposta:
1- A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.
2- São eles: mapa político, físico, econômico e histórico. Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas.
3- Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas. Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas.
Existem diversos tipos de projeções que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam cada uma um determinado aspecto, como a dimensão e a forma. As projeções, por representarem uma superfície esférica, apresentam deformações, sendo assim, nenhuma representa fielmente essa superfície, pois nunca estará livre de distorções.
1) Projeção plana ou azimutal: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano normalmente representa ou o polo norte ou o polo sul. Nessa projeção, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos. Essa projeção pode ser de três tipos: polar, equatorial e oblíqua. É normalmente utilizada para representar áreas menores.
2) Projeção cônica: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um cone tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cone. Nessa projeção, os meridianos convergem para os polos e os paralelos formam arcos concêntricos. Assim, as deformações aumentam conforme há o afastamento do paralelo que se encontra em contato com o cone. Esse tipo de projeção é normalmente utilizado para representar regiões continentais.
3) Projeção cilíndrica: corresponde à projeção cuja superfície esférica terrestre é projetada sobre um cilindro tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cilindro. Normalmente, as regiões polares nessa projeção são representadas com exagero. Esse tipo de projeção geralmente é utilizado para representar o globo como um todo, como o mapa-múndi.
Propriedades
Projeção conforme: são as projeções em que há o cruzamento de paralelos e meridianos em ângulos retos. Nesse tipo de projeção, os ângulos são conservados e as áreas apresentam deformações.
Projeção equivalente: são as projeções que apresentam bastante deformidade em torno de um ponto devido à variação da escala. Nesse tipo de projeção, há conservação das áreas e distorção dos ângulos.
Projeção equidistante: são as projeções que não apresentam deformidades lineares, ou seja, as distâncias estarão condizentes com a realidade apenas em uma direção. Nesse tipo de projeção, preserva as distâncias, mas deforma as áreas e os ângulos.
Projeção afilática: são as projeções que não preservam forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades. Porém, nesse tipo de projeção, há minimização das deformações em conjunto.
Modelos de projeções
Devido aos variados tipos de projeções cartográficas, foram desenvolvidos diversos modelos de projeções cartográficas por muitos geógrafos, cartógrafos e estudiosos da área. Os modelos mais conhecidos são:
Projeção de Mercator
A Projeção de Mercator, apresentada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, corresponde a uma projeção cilíndrica, cujos paralelos (linhas retas horizontais) e meridianos (linhas retas verticais) cruzam-se em ângulos retos. Nessa projeção, a superfície sofre deformação no sentido leste-oeste e os polos apresentam-se em exagero. Há preservação dos ângulos e deformação das áreas.
Projeção de Peters
A Projeção de Peters foi apresentada em 1973 pelo historiador Arno Peters. Contudo, a versão de Peters é uma reformulação de uma representação de 1885, proposta por James Gall. Assim, essa projeção é também conhecida como Projeção Gall-Peters.
Essa projeção corresponde a uma projeção cilíndrica equivalente e sua principal característica é o achatamento no sentido leste-oeste e a deformação no sentido norte-sul. Essa característica dá a impressão de que os países em altas latitudes são menores, dando maior destaque aos países “menos desenvolvidos”. O modelo de Peters, portanto, conserva as áreas, mas deforma ângulos e formas.
SE QUISER FAÇA UM RESUMO DA PESQUISA.
DESCULPE PELA RESPOSTA DA 3 GRANDE, EU TINHA FEITO UMA ASSIM NO MEU CADERNO E SÓ COPIEI AQUI.