alguém consegue achar algum resumo de pelo menos 20 linhas sobre "a mudança das distâncias geográficas"? n tô sbndo encontrar
Respostas
Resposta:
A Mudança das Distâncias Geográficas
O processo migratório
Neste mundo contemporâneo, onde todos dizem estar globalizado, estamos vendo todos os dias a construção de novos espaços geográficos, relações sociais sendo desenvolvidas visando cada vez mais ampliar seu raio de ação. O mundo está sendo reconfigurado geograficamente pelas redes implantadas pelas corporações transnacionais, facilitando a circulação do capital, de mercadorias, de pessoas, informações e dados em escala mundial.
As novas tecnologias usadas na produção e circulação de bens, mercadorias, capital e pessoas, são responsáveis pela globalização que vivemos, elas se estruturam em formas de redes, onde tudo está interligado, mesmo que num primeiro plano não percebemos, é a nova lógica dos espaços geográficos, do encurtamento das distâncias, e a instantaneidade do tempo.
São tantos os exemplos que podemos dar como prova de um mundo globalizado, mas vamos pegar um que é real em nossa sociedade, a imigração japonesa para o Brasil. Hoje a comunidade japonesa no Brasil é de cerca de 1.500.000 japoneses e seus descendentes, frutos de um fluxo iniciado no final do século XIX e parte da primeira metade do século XX, quando imigrar para o Brasil era uma situação definitiva quando aqui chegavam, não tinham como retroceder e nem visitar os parentes que lá ficaram muito menos serem visitados e seus parentes retornarem ao Japão. A distância de 18.550 km entre Brasil e Japão era feita de navio e demorava 55 dias, umas viajem demoradas e de desconforto, com navios de poucas acomodações adequadas e superlotação.
Hoje a situação está invertida, são milhares de brasileiros vivendo no Japão, resultado de uma emigração recente, a situação está mudada não somente no fluxo invertido, mas também nas viagens, na sua chegada, e permanência no Japão.