• Matéria: Psicologia
  • Autor: amandabarao
  • Perguntado 9 anos atrás

Em meados do século XVIII, a população francesa vivia em condições precárias, era objeto de extorsões diversas, da exorbitante exploração do trabalho e do pagamento de múltiplos impostos. Muitas revoltas no Terceiro Estado foram surgindo contra o rei e o Estado Absolutista. Paralelamente, a sociedade passava por mudanças de pensamento também. Sobre as mudanças de pensamento da sociedade na época, o que é correto afirmar? Escolha uma: a. A burguesia influencia todo o Terceiro Estado pelos seus interesses de livre comércio sem intervenção do Estado e separação da religião com a política. b. A Igreja consegue retomar os conceitos do catolicismo romano. c. Os iluministas influenciaram o Terceiro Estado com novas ideias sobre a sociedade da época; questionando as relações de poder, o estatuto de autoridade real, o pacto entre o rei e os seus súditos. d. A nobreza consegue influenciar o Terceiro Estado com ideias que têm como princípio a separação radical entre o religioso e o político. e. Os iluministas influenciam o Terceiro Estado, levando-o a aceitar e concordar com o Absolutismo da Monarquia.


leticiamaci: ??

Respostas

respondido por: ferretti
4
Boa tarde, Amanda!

No período pré-Revolução Francesa o Terceiro Estado era intensamente explorado. Assim, quando as ideias iluministas começam a se espalhar, novos questionamentos vão surgindo, até culminar, em 1789, na revolução. 

Alternativa correta: c. Os iluministas influenciaram o Terceiro Estado com novas ideias sobre a sociedade da época; questionando as relações de poder, o estatuto de autoridade real, o pacto entre o rei e os seus súditos.

Um abraço!
Perguntas similares