1 em relação ao espaço na dança pesquise uma dança onde os participantes se organizam em grupos e dança em círculo
2 as danças é uma é uma forma de se representar um povo sua cultura e seus costumes e transmiti-los ao longo dos anos com as danças nordestinas não foi diferente quais povos elas representam como mais força
Respostas
Resposta:
Samba de Roda
Explicação:
Manifestação cultural que mistura dança, música e poesia; o samba de roda nasceu no Recôncavo Baiano e se expandiu pelo país. O gênero musical é uma grande referência e ganhou no ano de 2008 o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Com raízes africanas e elementos da cultura portuguesa, o estilo é composto por músicos que tocam instrumentos como ganzás, atabaques, reco-reco e viola. O samba de roda deu origem a Bossa Nova e samba carioca.
História
O samba de roda tem influencias da cultura africana e portuguesa. O estilo musical nasceu das festas de terreiros realizadas no Recôncavo Baiano, durante os anos de 1860, e tinha como objetivo preservar o legado do povo negro escravizado.
O primeiro samba de roda foi gravado em disco em 1916. A música em questão, “Pelo Telefone”, era interpretada pelo cantor Donga. Depois disso a manifestação ganhou repercussão e conquistou todo território nacional.
O estilo musical apresenta duas variações, o chula e corrido. Influenciou a criação da Bossa Nova e do samba carioca, além de ter vários representantes nacionais como Mariene de Castro, Jorge Aragão, Pixinguinha.
Em 2008, o gênero foi tombado pelo IPHAN e tornou-se patrimônio imaterial da humanidade.
Características do samba de roda
Manifestação que acontece em festas e durante cultos religiosos do candomblé e umbanda, o samba de roda recebe esse nome, pois seus participantes se organizam em círculo para cantar, tocar, dançar e bater palmas. A pessoa que fica no meio da roda tem sua participação com a famosa umbigada e convoca um novo dançarino para o meio.
É composta por vários músicos que tocam instrumentos como a viola, o atabaque, o violão, o pandeiro, o berimbau, o ganzá, o reco-reco, e o agogô. O estilo musical apresenta duas variações principais. São elas:
Samba chula
O samba chula é uma vertente do samba de roda. Nela os cantores entoam uma poesia musicada (chula) e os participantes ficam parados esperando a finalização. Somente depois da declamação que as pessoas começam a dançar e a bater palmas.
Samba corrido
Nesse estilo, a dança, as palmas e a música acontecem ao mesmo tempo. No samba corrido, as pessoas podem sambar e tocar ao mesmo tempo, o que não acontece com o chula.
2-)Os estados que compõem a região Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esse complexo regional apresenta grande diversidade cultural, composta por manifestações diversificadas. Portanto, serão abordados alguns dos vários elementos culturais da região em destaque:
O carnaval é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. Milhares de turistas são atraídos para o carnaval nordestino, que se caracteriza pela riqueza musical e alegria dos foliões.
Carnaval de Olinda
O coco também é conhecido por bambelô ou zamba. É um estilo de dança muito praticado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A dança é uma expressão do desabafo da alma popular, da gente mais sofrida do Nordeste brasileiro. É uma dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de pares, que vão ao centro e desenvolvem movimentos ritmados.
O maracatu é originário de Recife, capital de Pernambuco, surgiu durante as procissões em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Negros, que batiam o xangô, (candomblé) o ano inteiro. O maracatu é um cortejo simples, inicialmente tinha um cunho altamente religioso, hoje é uma mistura de música primitiva e teatro. Ficou bastante conhecido no Brasil a partir da década de 1990, com o movimento manguebeat, liderado por Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, entre outros.
espero ter ajudado