Os estudos em psicologia da educação contribuíram para o conhecimento sobre as diferentes epistemologias de aprendizagem que foram se constituindo ao longo da história da educação. No entanto, é importante evidenciar que uma epistemologia não substituiu a outra nesse percurso, pois coexistem no trabalho pedagógico do professor. Para Rizzon (2010) as epistemologias acabam por dar uma configuração diferente a cada sala de aula.
As assertivas abaixo trazem aspectos dessa configuração, ou seja, suas características sobre aprendizagem. Analise-as se são verdadeiras ou falsas.
A epistemologia empirista associa o conhecimento a uma aquisição exógena, uma vez que a aprendizagem acontece pela experiência.
As experiências são pouco importantes para a epistemologia inatista, pois é o sujeito que detém as condições para o conhecimento, ou seja, ocorre pela maturação interna.
A epistemologia genética impulsiona a uma prática pedagógica que coloque o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento.
No construtivismo a epistemologia se utiliza de elementos exógenos e endógenos simultaneamente, assim, o conhecimento se dá na relação entre eles.
Assinale a alternativa que apresenta somente as asserções verdadeiras:
a.
I, II, III e IV.
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, II e V, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I, II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
letra:a
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás