Agora que você estudou sobre as ginásticas e as práticas corporais de aventura, reflita e responda o que segum
Quando
falamos em ginástica de conscientização corporal e práticas corporais de aventura, muitas pessoas ficam com
a imagem de atividades na natureza, dessa forma fazendo rápida conexão com questões ambientais. Como estas
práticas, mesmo realizadas no ambiente escolar podem contribuir para a reflexão sobre questões ambientais? (USE O
VERSO DA FOLHA PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE).
Respostas
Resposta
Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.
Ao conhecer os limites do corpo, você aumenta a sua capacidade de autoconhecimento, sabe como executar os movimentos e a hora certa de parar, o que evita essas patologias.
Doenças prevenidas pela consciência corporal
Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter sentido na pele alguma lesão ou dor muscular e achou que isso foi apenas decorrência do acaso. O que você não sabe é que a grande maioria dessas condições pode ser evitada por meio da consciência corporal.
Ter esse tipo de conhecimento é muito importante para que, na hora de se exercitar ou fazer qualquer outro movimento comum da rotina, nenhum problema para a sua saúde seja gerado.
Entre os problemas mais comuns que podem ser prevenidos com a consciência corporal, estão as dores musculares e articulares, seja devido a um estiramento, seja em razão de uma má postura. As dores crônicas também entram nessa lista, como a artrite e a fibromialgia, pois, conhecendo o próprio corpo, o indivíduo consegue evitar ações que desencadeiam o problema.
Com a habilidade de conhecer os seus limites e escutar os sinais do seu corpo, entender quais músculos estão sendo utilizados e a postura ideal para desempenhar uma ação fica muito mais fácil. Assim, você utilizará o seu corpo de forma inteligente e cuidadosa, colocando sempre o seu bem-estar em primeiro lugar.
Quais exercícios auxiliam na consciência corporal?
Engana-se quem pensa que atingir a consciência corporal é algo distante e difícil de ser alcançado. Na verdade, todos os movimentos do seu dia a dia podem ser observados para alcançar esse propósito.
Por exemplo, a maneira como você senta durante horas no trabalho ou a postura que exerce durante a maior parte do dia podem servir como exercícios para avaliar os incômodos que surgem no corpo.
Uma dica é ficar sentado sempre com um apoio nos pés — uma caixa de sapatos é uma ótima aliada, caso você não alcance o chão. Assim, seus joelhos e quadris ficam alinhados, o que evita dores após levantar.
Para quem fica muito tempo em pé, o segredo é mudar a perna de apoio, para que ela não fique sobrecarregada. Caminhar um pouco também ajuda.
Além disso, tenha em mente que exercícios simples, como a musculação, podem servir de instrumento para ampliar sua observação sob o corpo. Vale destacar que levar uma vida sedentária é outro fator de risco para o desenvolvimento de dores, incômodos e doenças.
Durante os exercícios, verifique se você não está levantando errado durante um agachamento ou colocando muita força no pescoço enquanto faz um abdominal para não ficar com dores na coluna.
Exagerar nos pesos na musculação, mesmo quando o seu corpo está preparado para isso, não é algo recomendado. Isso pode sobrecarregar os seus músculos, forçando a flexibilidade além do que as suas articulações permitem, fazendo com que as chances de uma distensão muscular se multipliquem.
Um dos mais importantes passos do processo para adquirir consciência corporal é prestar atenção na respiração, ou seja, no movimento dos músculos durante a inspiração e a expiração. Assim como respirar profundamente pode ajudar a relaxar e a acalmar, a alta frequência respiratória pode indicar momentos de estresse e ansiedade. Observar esses pontos traz mais compreensão para o que está acontecendo no seu organismo.