• Matéria: Português
  • Autor: flaviasarti2
  • Perguntado 4 anos atrás

HELPPPPP.....


Os Textos 1 e 2 são informativos. Você acredita que os dois dialogam entre si, ou seja, abordam sobre o

mesmo assunto? Em caso positivo, qual é o assunto tratado?

b. Se os dois textos lidos abordam o mesmo assunto, você acredita que o tema de cada um deles é o

mesmo? Reflita sobre isso apresentando os possíveis temas expostos por esses gêneros.​

TEXTO 1
QUADRO SÍNTESE DO CONCRETISMO NO BRASIL
CONTEXTO
MUNDIAL
• Início do séc. XX. Europa se recuperava dos horrores da Segunda Guerra Mun-
dial.
• Divisão geográfica, política e econômica mundial em blocos capitalistas lidera-
dos pelos Estados Unidos, e comunistas, pela ex-União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas (URSS); o muro de Berlim é construído e permaneceu até 1980.
• O medo de ataques nucleares alimentou a chamada "Guerra Fria", gerou a oposi-
ção entre países capitalistas e comunistas por décadas.
CONTEXTO
BRASILEIRO
• Época de democratização política e de desenvolvimento econômico, no governo
de Juscelino Kubitschek (1956-1960),
• Publicidade institucional: "Cinquenta anos em cinco", promessa de um avanço
político.
• Os Planos de Metas de Juscelino para a modernização brasileira resultaram no
crescimento industrial.
• Aumento de empregos e de renda.
• A construção de Brasília e a estabilidade política criaram uma atmosfera de oti-
mismo ("anos dourados").
SURGIMENTO DA
POESIA CONCRETA
NO BRASIL
• A poesia concreta surgiu no boom desenvolvimentista nos anos 50.
• Brasília considerada o centro do poder e geograficamente, também, está localiza-
da no centro do país.
• Surge o principal texto da poesia concreta, publicado em 1958, tem o título Plano
Piloto para Poesia Concreta.
• Enorme crescimento editorial.
PRINCIPAIS
AUTORES
• Augusto de Campos (1931), Haroldo de Campos (1929-2003) e Décio Pignatari
(1927-2012)
FATOS RELEVANTES
• O Concretismo é o primeiro "produto de exportação" da poesia brasileira (ex-
pressão de Oswald de Andrade (1890-1954); foi considerado um movimento interna-
cional.
• O lançamento oficial ocorreu em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Con-
creta, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
• Desde 1952, quando lançaram a revista Noigrandes, os poetas Décio Pignatari,
Haroldo de Campos e Augusto de Campos já refletiam sobre e praticavam a poesia
concreta.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
• Para os concretistas, o verso passava por uma "crise" igual a crise do artesanato
diante da Revolução Industrial.
• Resolvem apresentar o poema-objeto, construído por meio de recursos linguís-
ticos de forma não-linear das palavras na página (ou em outros suportes), o uso do
espaço em branco como produtor de sentidos e a utilização de elementos visuais e
sonoros.
• Por meio desses procedimentos, procuravam "abolir a tirania do verso", em suas
formas tradicionais, e valorizar o espaço gráfico como agente estruturador do poema.

TEXTO 2
Rádio USP destaca a presença da poesia concreta na música
Programa “USP Especiais” mostra a influência do concretismo em canções populares e obras eruditas
A tropicália foi a grande responsável pela aproximação entre a música popular brasileira e a poesia
concreta – movimento literário que tem como marco inicial o lançamento, em 1952, da revista Noigandres,
fundada pelos poetas Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.
[...]
Essa relação entre poesia concreta e música no Brasil foi o tema do terceiro episódio da
série Caminhos Sonoros – Uma Viagem no Tempo na Música Brasileira, transmitido pelo programa USP
Especiais da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 15 de maio de 2019. A série é uma produção do Grupo de
Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Os
episódios anteriores abordaram o frevo e o choro. O último programa da série, que será veiculado nesta
quarta-feira, dia 22 de maio, destacará a Orquestra Tabajara.
Entre as músicas tropicalistas impregnadas de concretismo apresentadas no programa estãoAcrilírico,
de Caetano Veloso, e Cademar, de Tom Zé.
Além da música popular, também a música erudita se inspirou na poesia concreta. Exemplos disso
são as obras Beba Coca-Cola, poema de Décio Pignatari musicado em 1960 por Gilberto Mendes, e Um
Movimento Vivo, outro texto de Pignatari que recebeu música de Willy Corrêa de Oliveira em 1962. As
duas obras foram apresentadas no programa.

Anexos:

Respostas

respondido por: leticiasilvalopes101
3

Resposta:

alguém sabe dessa resposta a ??


nycolecomsuas: apesar de serem textos construídos de forma diferente, ambos são explicativos e visam propiciar conhecimento ao interlocutor. o resto esta neste canal https://youtu.be/UuU5nSC2dkY
respondido por: hugogaelbarboza2022
0

eai gente qual e a resposta?

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