"o brasil é o café e o café é o negro." essa frase, comum nos círculos dominantes da primeira metade do século xix, só em parte é verdadeira. o brasil não era só café, como não era só açúcar. além disto, a produção cafeeira iria prosseguir no futuro, sem o concurso do trabalho escravo. mas não há dúvida de que nesse período boa parte da expansão do tráfico de escravos se deveu às necessidades da lavoura do café." (fausto, boris. história do brasil. 6 ed. são paulo: edusp, 1998.p.192) analise as assertivas em relação ao texto acima e depois copie em seu caderno a opção ou opções corretas:
Respostas
Resposta:
I – O café brasileiro se desenvolveu com uso exclusivo da mão de obra do imigrante europeu, nas fazendas em Minas Gerais e São Paulo.
Falso. O café brasileiro se desenvolveu também com a força de escravizados. Apenas após a abolição é que tornou-se profundamente necessário importar mão de obra imigrante europeia.
II – O tráfico de escravos sofreu um incremento dada a necessidade de mão de obra para as lavouras de café.
Correto. A fim de dar conta das demandas produtivas do café, foi necessário que se importassem mais africanos escravizados para o Brasil.
III – A produção de café continuou no Brasil, mesmo com o fim do trabalho escravo. Contudo, faltaram políticas que inserissem o liberto no mercado de trabalho assalariado.
Correto. Isso é um dos principais problemas do Brasil: a falta de inserção dos antigos escravizados e seus descendentes no mercado de trabalho e na sociedade.
Letra d) II e III são corretas.
Explicação:
espero ter ajudado,bons estudos;
Resposta:
letra d) II e III
Explicação: