RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.
Origem do Renascimento
Florença, berço do Renascimento artístico devido a sua prosperidade econômica
No final da Idade Média, a burguesia, ou seja, os comerciantes e artesãos se enriqueceram e se tornaram mecenas, patrocinando a construção de palácios e igrejas. Suas encomendas poderiam ser individuais ou realizadas através dos grêmios profissionais que demandavam esculturas e pinturas para exibir sua prosperidade.
As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.
Características do Renascimento: Resumo
Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. Já na Idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.
No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo.
Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, se tentava compreender o universo de forma calculada e matemática.
Um elemento crucial foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita do Criador. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
A filosofia de Platão foi reinterpretada e ganha o nome de neoplatonismo. Este defendia a elevação espiritual, a aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.
Veja também: Características do Renascimento
Renascimento artístico
As primeiras manifestações artísticas surgiram com Giotto di Bondoni (1266-1337). Suas obras representavam figuras humanas com grande naturalismo, inclusive Cristo e os santos.
O Quattrocento (1400), segundo período do renascimento italiano, surge em Florença com o pintor Masaccio (1401-1429), um mestre da perspectiva.
Igualmente é preciso mencionar Sandro Botticelli (1445-1510), que acreditava que a arte era mesmo tempo uma representação espiritual, religiosa e simbólica. Ele é o autor do primeiro nu feminino realizado desde a Antiguidade, "O Nascimento de Vênus" (1483).
Destacou-se também o arquiteto Felippo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, o escultor Donatello e os pintores Paolo Uccello, Andrea Mantegna e Fra Angelico.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
angélico na maria felippo
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás