Respostas
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil em 2020 atingiu 13,4 milhões de pessoas. Conforme a mesma pesquisa, essa série de desempregos vem ocorrendo desde 2012.
Esse estudo também indicou que essa taxa voltou a crescer, pois os resultados dos anos anteriores foram diferentes. Em 2018, demonstrou-se uma queda, atingindo a taxa de desemprego em 12,3% e, em 2019, a taxa registrada foi de 11,9%.
Estudiosos, analistas e empresários concordam que o motivo dessa alta taxa de desempregos seja motivada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que tem fechado as portas de muitas empresas e comércios.
Entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, a taxa alcançou a marca de 14,2%, ou seja, 14,3 milhões de pessoas desempregadas.
O desemprego no Brasil está elevado, devido a crise de desigualdade social e agravado pela pandemia do Coronavírus. E a cada ano que passa esse número vai aumentando. Alguma medida o governo deve tomar sobre isso, o país está passando fome.