Danca na Grecia Antiga
Expenmentando
1. Qual o conceto de cança?
2 Escreve as caracteristicas das danças apresentadas
aj Na Prehistoria
b) No Egito antigo
c) Na Grecia antiga
d) Na Idade Media
e) No Renascimento
Respostas
Resposta:
1-Os gregos acreditavam que a dança era um presente dos Deuses para o homem esquecer, através dela, suas dores e tristezas da vida. ... Nas danças antiga estava a Gymnopaedia, na antiga Esparta, era uma celebração anual, durante o qual os jovens nus exibiam suas habilidades atléticas e marciais por meio da dança de guerra.
Características das danças:
Pré história: Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no renascimento.
Egito antigo: dança servia com meio de comunicação, até como homenagem e agradecimento a esse deus/deusa. ... A função dessa dança era, sobretudo, comunicar, homenagear, agradecer, pedir favores e pedir proteção através de movimentos com o ventre carregados.
Grécia Antiga: A dança, assim como a música grega corresponde muito bem à geografia do país, sendo uma mistura de ritmos ocidentais e orientais traduzidos por instrumentos típicos e milenares. Alguns ritmos ficaram mundialmente conhecidos, como o Hassápiko, após a música de Mikis Theodorakis e a interpretação da dança por Antony Quinn no filme "Zorba, o grego". O Rebétiko, também chamado de o blues grego, é muito antigo e possivelmente precursor do blues americano. O Tsiftetéli é um ritmo que mistura o som de um rock anos 60 com o som da música árabe e vem invadindo a Europa nos últimos anos. O povo grego expressa seu estado de espírito através da dança. Cada modalidade tem uma história diferente, fazendo com que sejam muito ricas em ritmos, sons e passos.
Na idade média: A dança clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. ... Os bailarinos usam roupa aderente ao corpo de modo a que os seus movimentos possam ser apreciados com maior facilidade.
No renascimento: Durante a Renascença, as cortes italianas desenvolveram uma forma de dança que incluía regras a serem seguidas e um certo estudo de passos e movimentos. De fato, a dança foi considerada uma forma real de educação. A dança dos nobres era diretamente derivada da do povo, mas foi transformada de acordo com as regras do cortesão perfeito: a compostura, a atitude nobre, as convenções sociais de cavalheirismo e bravura. No século XV, a figura da professora de dança estava em grande demanda para instruir os senhores e os cortesãos; entre estes, Domenico da Piacenza (chamado “Domenichino”) e seu discípulo Guglielmo Ebreo da Pesarothey serão os primeiros autores de tratados reais do que já foi chamado de “Arte da Dança”.