• Matéria: Sociologia
  • Autor: thainasilvarod33
  • Perguntado 4 anos atrás

1- O que era cidadão antigamente? Explique:
2- A expressão "cidadania" está associada a campo do Direito, explique
3. O que acontece com os cidadãos que descumprirem seus deveres?
4. Por que nem todos são cidadãos? Explique:
5. Explique a frase: "Em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuario​

Respostas

respondido por: pamelamariajoaquim13
2

Resposta:

1- Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.

2- A expressão da cidadania frequentemente está associada ao campo do Direito, em que existe uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres, destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), o zelo pelo espaço e o cumprimento das leis.

3- O abandono afetivo, não tem um conceito majoritário dentro da doutrina, mas ganhou destaque no meio jurídico, por ser caracterizado quando acontece o descumprimento dos deveres dos pais de educar, cuidar e assistir os filhos. ... O abandono afetivo é a morte em vida.

4-

I. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.

II. É uma democracia representativa, como as modernas. Um cidadão? Mais sábio? É escolhido para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um sobre os outros.

III. É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.

IV. A democracia ateniense não exclui da política a ideia de competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios.

5- Afirma que “Em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuário”, ou seja, o processo de produção e reprodução capitalista transformou o indivíduo em consumidor e as relações de cidadania, em disputas pelo espaço da cidade.


thainasilvarod33: obgdaaa
pamelamariajoaquim13: dnd
Perguntas similares