• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

A Escola Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, assinale a alternativa correta:


natalialopes11: vc sabe a resposta correta
Anônimo: não qual

Respostas

respondido por: ferretti
338
Boa tarde, Vania!

Você não deu as alternativas, assim fica complicado responder. Numa breve pesquisa eu encontrei as seguintes:

a. Por defender uma integração da existência divina, a Patrística rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo.
Falso. A patrística incorporou a tradição greco-romana.
b. Foi um movimento de pensadores cristãos que procuravam justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida pelo uso do livre arbítrio nas decisões seculares, que muitas vezes privilegia a razão e não os princípios da Bíblia.
Falso. A Bíblia é o princípio máximo da patrística.
c. Santo Agostinho é um dos principais pensadores da Patrística e sua importância se deve ao fato de questionar os dogmas da Igreja Católica para propor uma aproximação com o pensamento da dialética grega.
Falso. O que acontecia era um diálogo entre as concepções.
d. A patrística resultou do esforço feito pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião – o Cristianismo – com o pensamento filosófico dos gregos e romanos.
Alternativa correta.
e. O trabalho de São Tomás de Aquino inicia a escola Patrística ao discutir os conceitos da liberdade do homem em detrimento do rigor cristão que dominou o período Medieval.
Falso.

Um abraço!
respondido por: jusceliaedmilson
235

A patrística resultou do esforço feito pelos primeiros padres da igreja para conciliar a nova religião _o cristianismo - com o pensamento filosófico  dos gregos Romanos

Perguntas similares