1. No parágrafo transcrito a seguir, o articulista apresenta argumentos para fundamentar sua tese e convencer o leitor doe que seu ponto de vista é válido.
“A dominação masculina transformou o mundo num lugar hostil para as mulheres. Nos mínimos detalhes, as atividades profissionais remuneradas são organizadas para causar desconforto à mulher. Os ambientes são rígidos, os banheiros são sujos, o relacionamento com os outros é impessoal, os termos linguísticos são rudes, a nomenclatura dos cargos de comando está no masculino, as roupas são controladas e criticadas, isso tudo sem falar no assédio sexual e moral, de forma que as mulheres sintam medo de ser mulheres (...)”
Localize o trecho que corresponde a tese e o que corresponde aos argumentos.
2. Leia este exemplo abaixo de um texto dissertativo-argumentativo. Identifique:
É frequente ouvirmos falar sobre os atos violentos na escola. Não bastasse a sua presença nas ruas, os ambientes supostamente seguros - nomeadamente as escolas - são mais do que nunca alvo de ações de violência.
Os valores se perdem a ponto de não só entre alunos, mas entre alunos e professores, ou vice-versa, serem inúmeros os casos de agressões noticiados frequentemente.
A força é tomada em detrimento da razão e os conflitos são resolvidos de forma irracional desde a infância, cujas crianças absorvem cedo esse tipo de comportamento por influência da sociedade cada vez mais violenta em que vivemos.
A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para estabelecer normas e restaurar valores que tem vindo a se perder. A aproximação entre pais e escola é um dos principais propulsores para a mitigação desse problema.
a) Qual é a tese? Que ponto de vista ele defende?
b) Que tipo de argumento ele utiliza para defender seus pontos de vista?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1 Os ambientes são rígidos, os banheiros são sujos, o relacionamento com os outros é impessoal
Explicação:
eu já estudei isso
Anônimo:
oi
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás