Durante a avaliação de um paciente com alterações de olfato e paladar é importante questionar sobre o histórico prévio desta disfunção. Neste contexto, incluem as infecções respiratórias, a obstrução nasal, algum trauma cefálico ou cirurgia otológica. Deve ser verificado se o aparecimento do sintoma foi gradual ou súbito e se há períodos de baixa sensibilidade. É importante verificar se a perda sensorial é parcial ou completa. O paciente deve ser sempre questionado quanto ao uso de medicamentos, o apetite e as alterações de peso.
SCHOLES, M.A.; RAMAKRISHNAN, V. R. Secrets - Otorrinolaringologia: perguntas e respostas, 4 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Alterações no paladar são decorrentes de enfermidades cotidianas como gripe, resfriado e inflamações. Pacientes que usam quimioterápicos para combate do câncer são menos vulneráveis a alterações de paladar.
II. Pacientes jovens que perderam parcialmente ou totalmente o paladar conseguem recuperar esse sentido ao longo da vida. Pois, para o paladar células sensitivas regeneram-se.
III. O sintoma popularmente denominado de “boca seca” é decorrente da diminuição da quantidade de saliva na boca, proporcionando a diminuição na capacidade da língua sentir sabores.
É correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a)
I e III, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
II e III
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás