1. O que são oligarquias?
2. Podemos dizer que a Primeira República era mesmo uma República? Justifique.
3. Que sequência de eventos marcaram a terceira fase da Primeira República?
4. No início do século XX, a classe trabalhadora começou a lutar pelos seus direitos
no Brasil. Descreva a situação que os operários enfrentavam na Primeira
República
5. Fale sobre uma das revoltas que ocorreram dentro do Movimento Tenentista.
6. Como se deu o fim da Primeira República?
Respostas
Resposta:
1 - A palavra oligarquia tem origem grega cujo significado é “governo de poucos”. Essa palavra era usada pelos gregos como uma forma de criticar determinado governo em que um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico, controlasse todas as ações do regime.
2 - Sim e não. O representantes do Executivo ( Presidente da República) era eleito, mas não de maneira democrática, já que a compra de votos através do ''Voto de cabresto'', era muito comum. Além disso, a primeira república foi marcado pelo autoritarismo.
3 - Crise (1921-1930) período no qual as estruturas políticas da Primeira República entraram em crise por conta da incorporação de novos atores na política brasileira. Conflitos entre as oligarquias também contribuíram para o fim da Primeira República. A crise de 1929 também foi um evento marcante.
4 - No começo do século XX, o estabelecimento de normas que previam férias (15 dias por ano) e alguns tipos de direito em relação aos acidentes de trabalho. A criação destas leis foram impulsionadas pela abolição da escravidão, que trouxe um novo viés trabalhista e econômico para o país.
5 - A atuação do movimento tenentista estendeu-se de 1922 a 1927 e, ao longo desse período, uma série de rebeliões aconteceu. A primeira grande revolta dos tenentistas aconteceu em 5 de julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, e ficou conhecida como Revolta do Forte de Copacabana ou Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Os tenentes rebelados em Copacabana queriam recuperar a honra dos militares, alegando que eram reprimidos pelo governo de Artur Bernardes. Durante essa revolta, os tenentes ficaram cercados no Forte de Copacabana e, em certo momento, 18 oficiais, em um ato de desespero, resolveram marchar pela avenida Atlântica na direção das tropas do governo. Somente dois oficiais dos dezoito sobreviveram: Siqueira Campos e Eduardo Gomes.
6 - A Primeira República iniciou sua fase decadente na década de 1920. A entrada de novos atores na política nacional, como os tenentistas, contribuiu para seu fim. O desgaste do pacto que mantinha as oligarquias minimamente em paz também contribuiu para o fim desse período da história brasileira. Na década de 1920, os tenentistas foram uma força que abalou a estrutura da Primeira República.
Explicação: