Roberta e Daniele são professoras que esse ano estão lecionando para o 2º ano do Ensino Fundamental. Ambas pretendem ensinar seus alunos a ideia de aleatoriedade em situações do cotidiano, considerando os conteúdos de Probabilidade e Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as ideias dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 1998) e a ampliação da discussão proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) que estabelece a Probabilidade e Estatística como Unidade Temática para a matemática:
Profª Roberta para ensinar seus alunos, fez uma roda de conversa para conversar sobre resultados possíveis de eventos cotidianos aleatórios para que os alunos nessa conversa informal com a docente, respondam se tais fatos seriam “impossíveis”, “improváveis”, “pouco prováveis” ou “muito prováveis”. As intervenções com novas situações-problema surgirão para que os alunos percebam a aleatoriedade em diferentes fatos e contextos. A avaliação da aprendizagem desses conteúdos será por meio das observações constantes.
Profª Daniele inicialmente lê para eles o conceito de probabilidade, dá alguns exemplos de coisas possíveis, prováveis e improváveis de acontecer num determinado cotidiano. Faz os alunos copiarem no caderno a parte do livro didático correspondente a esse assunto. Em seguida, passa um exercício para que individualmente cada aluno responda sobre qual é a chance de um evento descrito acontecer. Nesses exercícios, a professora já tem as respostas prévias e ao corrigir, compara o que os alunos responderam com as respostas já definidas.
Considerando os conceitos e perspectivas de aprendizagem significativa e avaliação formativa, quem está com um trabalho pedagógico coerente?
Escolha uma opção:

a.Ambas professoras trabalham com as ideias de aprendizagem significativa, porém fazem uso exclusivo da avaliação classificatória e seletiva.

b.Apenas a professora Daniele desenvolve sua prática pedagógica com vistas à aprendizagem significativa em seus alunos e considerando a avaliação mediadora.

c.Nenhuma das professoras, pois ambas desenvolvem sua prática pedagógica em uma concepção bastante tradicional e com avaliação com mero objetivo de classificar e selecionar.

d.Apenas a professora Roberta desenvolve sua prática pedagógica com vistas à aprendizagem significativa em seus alunos e considerando a avaliação formativa
giseledossantos:
Resposta: Letra D, fiz e acertei!!!!
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Letra D
Explicação:
Fiz e acertei! Está claro que a professora que desenvolve uma roda de conversa com os alunos, promove a aprendizagem significativa e formativa.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás