5-) Qual o nome do critico que foi veementemente contrario ao movimento da OP ART?
6-) Nas principais características da OP ART as cores tem a finalidade de passar ilusão de
optica a quem?
7-) Qual o nome do pintor e escultor americano famoso por seus móbiles, placas e discos
metálicos?
8-) Qual artista da OP ART é considerado precursor deste movimento?
Respostas
Resposta:
5). Muitos visitantes do museu ficaram intrigados pela colisão de arte e ciência, mas críticos como Clement Greenberg foram veementemente contrário ao movimento.
6). A Op-art (abreviação de optical art) foi um movimento artístico que surgiu ao mesmo tempo no início da década de 60 nos Estados Unidos e Europa. O termo foi empregado pela primeira vez pela revista Time em 1965, se revelando inicialmente como uma variação do expressionismo abstrato. A primeira obra que se enquadra neste movimento foi “Zebra”, feita por Victor Vasarely nos anos 30. Tal obra era composta por listras diagonais pretas, brancas e curvadas, passando ao observador, a impressão de uma visão tridimensional.
7). Alexander Calder (1898-1976), escultor e pintor americano, famoso por seus móbiles, placas e discos metálicos unidos entre si por fios que se agitam tocados pelo vento, assumindo as formas mais imprevistas.
8). Considerada uma variação do expressionismo abstrato, a Op Art teve como precursor o artista húngaro Victor Vasarely, que na década de 1930, pintou uma obra utilizando listras diagonais pretas e listras brancas curvadas, transmitindo ao observador, a impressão de uma visão tridimensional.