Imagine que você e um colega mantenham uma corda esticada, cada um segurando uma das extremidades. Se cada um de vocês, realizando um movimento, produzir um pulso de onda, estes pulsos produzidos se propagarão pela corda e inevitavelmente se encontrarão. No instante em que esses pulsos se encontrarem, haverá uma superposição de seus efeitos individuais, sendo denominada:
a) Difração
b) Interferência
c) Reflexão
d) Polarização
Respostas
Resposta:
Interferência
Explicação:
Vamos supor que tenhamos uma corda com uma extremidade fixa e outra livre. Se pegarmos a extremidade livre e fizermos um movimento de sobe e desce com a corda, veremos a formação de ondas que se propagam nela. Se por acaso duas pessoas pegarem uma corda e em ambas as extremidades começarem a executar um movimento de sobe e desce, veremos a formação de ondas que se propagam no mesmo sentido. Mas o que acontece quando essas ondas se encontram? Acontece o fenômeno que chamamos de Interferência de ondas.
Sendo assim, podemos dizer que quando duas ou mais ondas chegam ao mesmo tempo a um ponto em comum de um meio, ocorre o fenômeno da interferência, ou seja, as ondas se superpõem naquele ponto, originando um efeito que é o resultado da soma algébrica das amplitudes de todas as perturbações no local de superposição. Seu entendimento só foi possível com a formulação do Princípio da Superposição, por Thomas Young.