• Matéria: História
  • Autor: Umburrolindor
  • Perguntado 4 anos atrás

"Em 1515, o papa criou uma bula papal para a venda de indulgências". Quais as consequências da criação dessa bula papal?​


DeusLucas: E aí ficou boa?
DeusLucas: Eu me preocupo muito com a qualidade das respostas

Respostas

respondido por: DeusLucas
2

Resposta:

Martinho Lutero ficou indignado com esse ocorrido e isso foi o estopim para a Reforma Protestante. Ele então pu

Em 1515, o Papa Leão X concedeu uma indulgência plenária destinada a financiar a construção da Basílica de São Pedro em Roma, que seria aplicável a quase todos os pecados, com exceção do adultério e do roubo.

Ele já pregava em 1514 contra o abuso das indulgências e o modo como eles barateavam a graça ao invés de exigir um verdadeiro arrependimento.

Ele realizou diversas pregações em 1517 sobre as indulgências, sempre explicando que o verdadeiro arrependimento era mais eficaz do que a compra de uma indulgência.

Ele redigiu um Tratado Sobre a Indulgência e a Graça no início do outono de 1517, sendo este um exame cauteloso e uma pesquisa sobre o assunto.

Lutero então escreveu um documento conhecido como as 95 Teses de Lutero.

Lutero enviou as Teses anexadas a uma carta a Alberto de Mainz, o Arcebispo de Mainz, em 31 de outubro de 1517, data que é considerada o início da Reforma Protestante e que é comemorada anualmente como o Dia da Reforma Protestante. Lutero também pode ter afixado as Teses na porta da Igreja do Castelo de Vitemberga e de outras igrejas em Vitemberga.

A venda de indulgências foi uma das principais motivações de Lutero a iniciar a Reforma Protestante, ele se revoltou com as explorações e os absurdos feitos pelo clero, incluindo a venda de indulgências e a Santa Inquisição.

Perguntas similares