por favor me ajudemmm!!
como os jovens da Amazônia conservam suas culturas? Que barreiras e influências limitam ou impedem isso?
Respostas
Resposta:
A juventude tem expressivo contingente na região e sua identidade tem sido revalorizada. Seu cotidiano no meio rural tem no trabalho, na família, na educação e no lazer suas principais manifestações
Pátria das Águas1, a Amazônia contempla uma complexa sociobiodiversidade que se materializa em verdejantes matas, caudalosos rios, diversificadas fauna e flora, natureza essa que abriga uma multiplicidade de populações, culturas e tradições. Povos das águas, das florestas e dos campos amazônicos - ribeirinhos, extrativistas, seringueiros, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores, agricultores familiares etc. - afirmam sua identidade reproduzindo historicamente seu modo de vida, de produzir e existir sociocultural e ambientalmente.
É no mosaico de paisagens contrastantes em seus múltiplos aspectos - ambiental, econômico, social, cultural que as juventudes amazônicas tecem seu cotidiano, sua identidade e seus projetos de vida.
A juventude é uma categoria plural, portanto, não é unívoca, de valor universal, homogênea. Compreender a juventude exige reconhecê-la como uma construção histórica e cultural, inscrita numa cartografia social mais ampla, em que a definição de faixa etária é um dos elementos constitutivos.
Explicação: