Respostas
1) Pessoa que, em razão de uma guerra ou por sua religião, etnia, orientação sexual, ideologia etc., foi obrigada a sair de sua terra natal e se mudar para outra, por ser alvo de perseguição.
2) O refúgio é causado, geralmente, por guerras. No entanto, não somente guerras, mas conflitos de ordem política também colocam a pessoa na situação do refúgio. Muitos cidadãos fogem de seus países porque são ameaçados por organizações criminosas que dominam o cenário político local.
3) O Brasil tem cerca de 43 mil refugiados. No início de dezembro de 2019, eram 6 mil. Desde então, o país aprovou a entrada de 38 mil venezuelanos, que representam 88% de todas as pessoas exiladas no território brasileiro.
4) O objetivo da ACNUR é assegurar os direitos e o bem-estar das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas. Juntamente com parceiros, trabalhamos para garantir que todos, em caso de necessidade, tenham o direito de buscar e receber refúgio de forma segura em outro país.
5) Os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro residindo legalmente no país, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degrante.
6) A xenofobia é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.
7) Principal dificuldade enfrentada por refugiados é acolhimento. Deixar seu país de origem, cultura, casa, trabalho, amigos e familiares é uma situação, por si, capaz de gerar sofrimento mental e prejuízos à saúde psicológica.