• Matéria: Biologia
  • Autor: alexandrepereirao688
  • Perguntado 4 anos atrás

A respiração celular aeróbia é um processo químico com muitas reações metabólicas, podendo ser reações endotérmicas ou exotérmicas. E ao final das reações químicas, é produzida uma certa quantidade de energia, que é conhecida como ATP. Qual o saldo energético de ATP, ao final do processo, para cada molécula de glicose? ​

Respostas

respondido por: LolaSimon
2

Resposta:

Para cada molécula de glicose oxidada no processo de respiração celular, obtém-se um saldo energético final de cerca de 32 moléculas de ATP.

Explicação:

Os processos de produção de ATP e liberação de energia, por meio de sua hidrólise, formam o ciclo da ATP. A energia utilizada nessas reações é proveniente das reações de catabolismo (ou decomposição) que ocorrem nas células, como a respiração celular e a fermentação.

Na respiração celular (um processo aeróbio que ocorre na presença de oxigênio), há a decomposição de matéria orgânica em dióxido de carbono e água, liberando-se energia. Para cada molécula de glicose oxidada no processo de respiração celular, obtém-se um saldo energético final de cerca de 32 moléculas de ATP.

Perguntas similares