1. Localize no texto: para quem Pero Vaz de Caminha escreveu?
2. Logo no início da carta, Caminha narra um imprevisto. Qual? Imprevistos como esse eram comunsnaquele período?
3. Qual o primeiro acidente geográfico nomeado pelos portugueses? Qual o primeiro nome que deram para as terras às quais chegaram?
4. O escambo é uma relação comercial baseada na troca. Na carta, Pero Vaz de Caminha indica que a atividade ocorreu já no primeiro encontro entre indígenas e portugueses. Reescreva o trecho da carta que descreve essa troca.
5. Como os nativos são descritos por Pero Vaz de Caminha?
6. Em determinado trecho do texto, Caminha indica o interesse dos europeus por metais preciosos. Reescreva esse trecho.
7. Como Caminha descreveu as terras às quais os europeus chegaram?
8. Em uma das passagens da carta, Caminha afirma que os europeus deveriam salvar os habitantes da região à qual chegaram em 1500. O que Caminha quis dizer com isso?
por favor ajudaa
Respostas
1) Pero Vaz de Caminha escreveu o texto para o rei de Portugal, Dom Manuel.
2) O imprevisto narrado por Pero Vaz de Caminha no início da carta é que uma das naus da expedição se perdeu da frota.
Naquele período eram comuns a ocorrência de tempestades marinhas que poderiam destruir ou fazer as embarcações se perderem. Poderia haver também períodos de grande calmaria, onde os ventos paravam de “soprar”, o que podia manter as embarcações por vários dias sem sair do lugar.
3) O primeiro acidente geográfico nomeado pelos portugueses foi o Monte Pascal. O primeiro nome para as terras quando chegaram foi Terra de Vera Cruz.
4) O trecho da carta que demonstra que foi feito escambo entre os índios é:
“Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho, que levava na cabeça, e um sombreiro preto. E um deles deu-lhe um sombreiro de penas d’ave, compridas, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas, como de papagaio.
E outro lhe deu um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer d’aljaveira, as quais peças creio que o capitão manda a Vossa Alteza. ”
5) Os nativos são descritos por Pero Vaz de Caminha como pessoas de pele parda que andavam sem roupas com muita naturalidade. Aparentavam com essa atitude serem muito inocentes.
6) O trecho do texto que indica o interesse dos europeus por metais preciosos é:
"O capitão, quando eles vieram, estava assentado em uma cadeira e uma alcatifa aos pés por estrado, e bem vestido, com um colar d’ouro muito grande ao pescoço.
[...]. Um deles, porém, pôs olho no colar do capitão e começou d’acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizia que havia em terra ouro. E também viu um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e então para o castiçal, como que havia também prata.
[...]. Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem de ferro; nem lho vimos.”
7) Caminha descreveu a Terra como um lugar gracioso de bons ares e que tinha grande abundância de água.
8) Quando Caminha afirma que os europeus deveriam salvar os habitantes da região ele quis dizer que os índios deveriam ser convertidos à fé e costumes do catolicismo, religião dos colonizadores.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
A Carta de Pero Vaz de Caminha foi escrita no ano de 1500 e retrata a chegada dos portugueses ao território que hoje é chamado de Brasil. Esse documento é considerado a carta de “batismo” do Brasil.
A carta narra os acontecimentos ocorridos durante a viagem. No dia 21 de abril, os navegantes passaram por locais que indicavam que os primeiros sinais de terra estariam próximos.
Em 22 de abril, surge um grande monte na paisagem que foi nomeado de Monte Pascal. Somente em 23 de abril é que chegaram até o continente, onde encontraram um povo de cultura totalmente diferente, ao qual chamaram de índios, pois segundo a história, acreditavam que haviam chegado às Índias.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha em: https://brainly.com.br/tarefa/28594789