Leia o trecho retirado do poema “Ode Triunfal” (1914), assinado por Álvaro de Campos, heterônimo do
poeta português Fernando Pessoa (1888 – 1935):
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!
Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!
Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!
Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto,
Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento
A todos os perfumes de óleos e calores e carvões
Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!
(PESSOA, Fernando. Obra poética. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1969, p. 364)
Com base na TEMÁTICA do poema “Ode Triunfal”, a qual dos MOVIMENTOS DE VANGUARDAS EUROPEUS
(CUBISMO, DADAÍSMO, EXPRESSIONISMO, FUTURISMO ou SURREALISMO) do início do século XX
podemos relacionar os versos de Pessoa? Por quê? Em sua resposta, você precisa citar trechos do poema
“Ode triunfal” que comprovem suas colocações:
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lfgoncalves1228:
uai mano cadê
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