Assinale a alternativa que corresponda ao requisito importante na elaboração do orçamento denominado: Autoridade e responsabilidade versus competências:

A)é inócuo planejar se não houver controle sobre a execução do planejamento. Controlar é a única forma conhecida para que se identifiquem e se processem ajustes no plano de negócios, sempre que requerido. Também não faz sentido o controle se não houver a responsabilidade atribuída pela alta administração aos gestores para que eles tomem as ações necessárias para a implementação do plano, e para que tenham incumbência de explicar os desvios eventualmente observados entre os resultados planejados versus os realizados.

B)um importante fato relacionado ao orçamento é o de que esse instrumento é um interessante indicador para a avaliação de desempenho de gestores, bem como da própria empresa. A delegação de autoridade e a atribuição de responsabilidades aos executores do plano de negócios são requisitos básicos para permitir a avaliação de desempenho dos gestores, sem a qual podem ser pequenos os efeitos positivos obtidos com a implementação do orçamento, sendo também desejável a adoção de mecanismos de recompensas ou de punições, quando as metas forem ou não cumpridas, respectivamente.

C)o orçamento deve ser divulgado para todo o corpo gerencial da empresa em conjunto com a designação dos responsáveis por sua execução, bem como com o esclarecimento do limite de autonomia que cada um tem para a realização das atividades por ele contempladas.

D)para possibilitar um adequado controle da execução orçamentaria, bem como para o desígnio daqueles que serão os responsáveis por sua implementação, é desejável que o orçamento seja subdividido por áreas de responsabilidade. Isso facilita sobremaneira a identificação das origens de eventuais desvios, o apontamento de suas causas e a apresentação de alternativas para as suas correções, tanto pela área de Controladoria, quanto pela de Planejamento, ou por ambas.

E)um aspecto relevante para a elaboração do orçamento diz respeito ao estabelecimento de um cronograma detalhando-se as etapas para a sua realização, bem como o apontamento dos participantes do processo inerente. Do inicio ao fim, a elaboração de um orçamento consistente é uma tarefa que exige um considerável esforço de seus participantes, pois envolve a necessidade de uma gama respeitável de informações para a sua consecução.

Respostas

respondido por: servidorcldf
6

Resposta:

Alternativa correta:

c) o orçamento deve ser divulgado para todo o corpo gerencial da empresa em conjunto com a designação dos responsáveis por sua execução, bem como com o esclarecimento do limite de autonomia que cada um tem para a realização das atividades por ele contempladas.

Explicação:

Conforme material didático do curso GESTÃO PÚBLICA da Cruuzeiro do Sul.

respondido por: gleyce15198
1

Resposta:

d) para possibilitar um adequado controle da execução orçamentaria, bem como para o desígnio daqueles que serão os responsáveis por sua implementação, é desejável que o orçamento seja subdividido por áreas de responsabilidade. Isso facilita sobremaneira a identificação das origens de eventuais desvios, o apontamento de suas causas e a apresentação de alternativas para as suas correções, tanto pela área de Controladoria, quanto pela de Planejamento, ou por ambas.

Explicação:

Os centros de responsabilidade são unidades que podem ser criadas de acordo com a estrutura organizacional, diretoria, departamento, seção etc., ou por projetos. Cada centro de responsabilidade é representado por um administrador, que é responsável por seu desempenho. Os três tipos de centros de responsabilidade são: centros de custos, centros de resultados e centros de investimentos. De acordo com REGINATO (2010, p. 203), possibilita o controle adequado de execução orçamentária, bem como para o desígnio daqueles que serão os responsáveis por sua implementação, é desejável que o orçamento seja subdividido por áreas de responsabilidade conforme abordado anteriormente. De acordo com o autor, facilitaria sobremaneira a identificação das origens de eventuais desvios tanto na esfera privada como na pública, assegurando o apontamento de suas causas e a apresentação de alternativas para as suas correções, tanto pela áreas da controladoria, quanto pela de planejamento, ou por ambas.

Perguntas similares