6. Observe o uso dos pronomes isso ou isto e assinale a
alternativa errada.
( ) Só posso dizer isto: amo você!
( ) Amo você! Escutou isso?
( ) Escute isso: você passou por média na escola.
( ) Ele foi para casa. Isso é pura verdade.
Respostas
Resposta:
Diferença entre isso e isto
Isso e isto, conforme a gramática, são pronomes, mas não dos mesmos tipos que eu e mim, por exemplo. Estamos falando, aqui, de pronomes de natureza demonstrativa. Sintaticamente, ou seja, no contexto de uma frase, eles podem assumir vários papéis, dependendo da posição em que se encontram. Veja:
“Isto é meu! “— eis um exemplo de construção onde “isto” exerce o papel de sujeito;
“Você não precisa disso.” — aqui, “isso” está contraído com a preposição “de” e tem função de objeto indireto.
Esses pronomes, como no segundo exemplo, podem ser combinados com as contrações “de” e “em”, resultando em “disso” e “nisso” ou “disso” e “nisto”. Também é preciso lembrar que eles não são variáveis quanto a gênero e número, ok? Não existe nem plural, nem feminino de isso ou isto.
Mas a principal dúvida não diz respeito à função morfológica ou à sintática, certo? Localizar isto e isso gramaticalmente é até fácil. O mais difícil é saber em que momentos realmente usar cada uma dessas palavras, já que são tão parecidas!
Mas não se preocupe: você não é a única pessoa que passa por esse problema. Na verdade, a confusão entre os termos é bem comum. Só para ter uma ideia, a dúvida é tão recorrente quanto saber quando empregar obrigada ou obrigado!
Isso e isto são palavrinhas simples, mas que enganam muita gente. É preciso que você tenha cuidado para não escrever ou falar errado, quando precisar fazer uso delas.
Explicação:
Bom dia, e bons estudos espero que eu tenha te ajudado.