Sobre o abolicionismo, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O primeiro marco abolicionista foi a Lei de 30 de setembro de 1831, que declarava livres os escravos desembarcados no Brasil. Apesar disso, durante décadas continuou ocorrendo um movimento clandestino de desembarque de escravos em pontos pouco vigiados da costa brasileira.
B) As leis que promoveram a abolição, começando pela Lei de Proibição do Tráfico, de 1850; a Lei do Ventre Livre, de 1871; a Lei do Sexagenário, de 1886; e, finalmente, a Lei Áurea, de 1888; ocasionaram o súbito surgimento de uma classe de pequenos lavradores negros, beneficiados pela Lei de Terras de 1850.
C) A abolição do tráfico negreiro, feita primeiramente, serviu para agradar os interesses da Inglaterra, maior aliada do Brasil e maior potência da época, que se industrializava e tinha interesse em criar mercados, necessariamente formados por mão de obra assalariada.
D) As elites brasileiras temiam que acontecessem revoltas, como as ocorridas em Saint Domingue - atual Haiti - onde os negros expulsaram os colonizadores franceses, dizimando os que resistiram.
E) Grandes nomes dentre os abolicionistas, destacando-se Joaquim Nabuco, André Rebouças e João Alfredo, lutavam para aprovar leis que dessem terras e garantissem crédito agrícola, para fazer dos ex-escravos pequenos produtores rurais, dando-lhes garantia de segurança alimentar e evitando desordens sociais.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
gente, cadê a resposta dessa? Por favor.
leanndroocosta:
Incorreta : As leis que promoveram a abolição, começando pela Lei de Proibição do Tráfico, de 1850; a Lei do Ventre Livre, de 1871; a Lei do Sexagenário, de 1886; e, finalmente, a Lei Áurea, de 1888; ocasionaram o súbito surgimento de uma classe de pequenos lavradores negros, beneficiados pela Lei de Terras de 1850.
respondido por:
0
Resposta:
LETRA
Explicação:
A resposta incorreta é:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás