O pragmatismo criado no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935), que opondo-se ao intelectualismo, considera o valor prático como critério da verdade.
Sobre a teoria pragmatista é falso, o que se afirma em:
a) Ser partidário do pragmatismo é ser prático, ser pragmático, ser realista.
b) Aquele que não faz rodeio, que tem seus objetivos bem definidos, que considera o valor prático como critério da verdade.
c) É ter seus objetivos bem definidos, é fugir do improviso, do senso comum.
d) É se basear no conceito de que as ideias e atos só são verdadeiros se servirem para a solução imediata de seus problemas.
e) É a favor de todas as formas de absolutismos e determinismos, inclusive na educação.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Pragmatismo é uma doutrina filosófica cuja tese fundamental é que a ideia que temos de um objeto qualquer nada mais é senão a soma das ideias de todos os efeitos imaginários atribuídos por nós a esse objeto, que passou a ter um efeito prático qualquer.
O pragmatismo é um pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935). Eles se opunham ao intelectualismo, considerando o valor prático como critério da verdade.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás