• Matéria: Psicologia
  • Autor: junioreskott
  • Perguntado 4 anos atrás

Diego tem oito anos de idade e apresenta dificuldades de aprendizagem. A escola convocou a mãe dele, Júlia, para uma reunião com a Psicóloga para tratar do assunto. A orientação da escola é que Diego seja encaminhado para avaliação neurológica e psicológica. Após avaliação médica, Júlia recebeu um relatório e buscou um psicólogo para avaliação psicodiagnóstica. O psicólogo recebeu a mãe da criança, que lhe apresentou um relatório médico em que se afirmava que a criança estava sendo encaminhada para avaliação psicodiagnóstica por apresentar dificuldades de aprendizagem, complicações na interação social e na aceitação de regras e limites, agressividade exacerbada, irritabilidade. A mãe relatou queixas escolares recorrentes, com risco de eventual expulsão da criança, por agressão grave a dois colegas de sala e por ameaças direcionadas à professora. Exames complementares não revelaram quadro ou deficiências orgânicas significativas que justificassem o comportamento da criança. No relatório, solicitava-se avaliação psicodiagnóstica.

Considerando que você é o(a) psicólogo(a) que vai realizar a avaliação psicodiagnóstica de Diego, para fornecer informações para a escola e a família:

a) Explique a importância da Anamnese no processo de Avaliação Psicológica. (valor: 1,0 ponto)


b) Sugira um roteiro de perguntas para a Anamnese realizada com Júlia (mãe). (valor: 2,0 pontos)

Respostas

respondido por: JeniferAl
0

Resposta:

1- A anamnese é a base de apoio ao profissional (psicólogo, médico...) que se disponibiliza em atender o paciente. É neste primeiro contato que vai criando o ambiente seguro, confiança, empatia entre ambos. São as informações técnicas iniciais para estabelecer avaliação, diagnóstico e iniciar o tratamento ou psicoterapia.

2- use perguntas como: “o que trouxe o senhor/a senhora até aqui?”; “como posso te ajudar?”, “Conte-me o que está acontecendo?”

Explicação:

Perguntas similares