Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação.
❟ ̧̃ ̂ () .
I – Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.
II – Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.
III – Os sofistas acreditavam que a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos.
Marque a correta. *
1 ponto
Apenas a I é falsa.
Apenas a I é verdadeira.
Apenas a II é falsa.
Apenas a II é verdadeira.
Apenas a III é verdadeira.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Apenas a dois é falsa.
Explicação:
Já que os sofistas se preocupavam muito com a argumentação (dialética), eles não se importavam tanto com o conteúdo do argumento (verdadeiro ou mentiroso), mas apenas com a boa procedência do argumento (beleza do falar). Com isso, a número I está certa e a II está incorreta.
Por fim, a número III está correta, pois a pólis, para a maioria dos gregos, devia ser regida por pessoas que olham a necessidade do cidadão, fazendo valer a democracia. Sendo assim, a convenção se dá pela necessidade dos cidadãos e o auxílio dos governantes, bem como a ajuda eleitoral dos cidadãos quando os governantes disputarem o poder ("troca de favores").
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás