Uma das funções do objeto direto preposicionado é a de representar uma parte do todo, a qual se chama partitivo. Por exemplo, a diferença entre as frases “eu comi essa macarronada” e “eu comi dessa macarronada” é que, na primeira, o sujeito não explicita se comeu ou não toda a macarronada, enquanto na segunda fica claro: ele comeu apenas uma parte dela. É para explicitar essa parte do todo que o verbo “comer”, que é transitivo direto, está seguido de preposição; “dessa macarronada” seria, portanto, o objeto direto preposicionado. Identifique, nas alternativas a seguir, frase em que ocorra objeto direto preposicionado por essa mesma razão.
A
É dessa tarefa que eu tenho cuidado.
B
É desse livro que eu não gosto.
C
Foi dessa ideia que eu desisti.
D
Foi desse projeto que eu participei.
E
Foi desse vinho que eu tomei.
Keldeo7:
também não sei k
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Acho que seria a letra E
Explicação:
Pois, ao dizer que bebi DESSE vinho, afirma que tomei parte do vinho, fazendo a função de um objeto direto preposicionado.
respondido por:
0
Resposta:
letra E
Explicação:
O verbo “tomar” é transitivo direto – ou seja, não requer preposição –, e, aqui, seu objeto direto está acompanhado de preposição para representar uma parte do todo: o sujeito deixa claro que ele não tomou todo o vinho, mas parte dele.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás