• Matéria: Direito
  • Autor: anapaulaaparecidacos
  • Perguntado 4 anos atrás

O profissional deve considerar a autonomia do ser humano, garantida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e o Código de Defesa do Consumidor, que garante a proteção às pessoas que buscam Serviços de Saúde. Para que o cliente tenha autonomia de decisão, é dever do profissional colocar à disposição as informações, instruções, procedimentos e processos clínicos a serem executados, para que o paciente tenha condições e liberdade para decidir. Esse texto se referiu à: A) Liberdade de decisão sobre sua vida B) Beneficência/não maleficência C) Justiça ou igualdade de tratamento D) Justiça ou liberdade de tratamento E) Autonomia sobre a vida

Respostas

respondido por: lyviaish
10

Resposta:

Liberdade de decisão sobre sua vida

Explicação:

respondido por: stefgcampos
0

O texto se refere ao consentimento informado do paciente, fundamentado no princípio da autonomia sobre a vida que deve ser respeitado pelo médico (alternativa E correta).

Princípio da autonomia na relação médico-paciente

É dever do profissional de saúde informar ao paciente a respeito de toda e qualquer decisão que possa afetar sua integridade física e moral, para que este paciente possa conhecer os benefícios e riscos envolvidos nos procedimentos e tratamentos de sua condição, podendo assim exercitar sua autonomia individual.

De acordo com o Código de Ética Médica (Resolução CFM 1.931/2009), o consentimento do paciente com a realização de determinado procedimento deve ser prévio e informado, concedido de forma escrita preferencialmente ou oralmente.

Para saber mais sobre ética médica, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/16456083

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares