3. Com o aumento do consumo das mídias televisiva
e de redes sociais, como podemos combater o sedentarismo?
Apresente três ideias.
Me Ajudem pfvr! ❤
tenho q fzr hj se n estou laxxcaduh
Respostas
Resposta; Para não ser sedentário, o ideal é incluir atividades físicas no dia a dia, ou seja, de 3 a 5 vezes por semana. Felizmente, existe uma infinidade de exercícios e modalidades esportivas diferentes para atender a todos os gostos, como musculação, pilates, corrida, caminhada e até o futebol.
ideias:
deixar o carro na garagem e realizar atividades caminhando;
trocar o elevador pela escada;
não ficar longos períodos sentados;
alongar diariamente.
Espero ter ajudado! abraços
Uma das grandes discussões atualmente é sobre como combater o sedentarismo. O sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas por parte de um indivíduo. Considerada por especialistas como a doença do século XXI, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos que temos hoje em dia. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
Para saber se você está entre os que sofrem com o sedentarismo, é preciso repensar as atividades feitas durante o dia. Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas. Ela pode resultar num processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos do nosso corpo.
A gravidade do sedentarismo fica caracterizado pelas doenças às quais ele está associado. Veja alguns exemplos: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. A vida sedentária pode também ser causa direta ou indireta de morte súbita.
Números no Brasil e no mundo preocupam
Segundo dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos não pode ser considerado praticante de atividade física — o percentual exato é de 23% desse grupo da população. Entre os adolescentes (entre 11 a 17 anos), quatro em cada cinco são sedentários, com índice de 81%. Esse fato eleva a importância das atividades realizadas nas aulas de Educação Física. Confira aqui um material que ajuda professores a combaterem o sedentarismo na escola.
A OMS adotou diretrizes para que ações governamentais ajudem a combater o sedentarismo. São elas: a criação de sociedades ativas, com a mudança de paradigma em toda a sociedade; aumento do conhecimento sobre os benefícios da prática de atividade física; criação de ambientes ativos, que promovam atividades físicas, com parques abertos a todos e seguros; proliferação de pessoas ativas, com o incentivo a programas criados por grupos ou por indivíduos, como o que acontecem em escolas; e, por fim, a criação de sistemas ativos, com a adoção de políticas públicas e capacitação de profissionais.
No Brasil, o Ministério da Saúde fez um alerta: três em cada 100 mortes registradas em 2017 podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), apontam que dos 1,3 milhão de óbitos registrados naquele ano, 34.273 mil estão relacionados às doenças como o diabetes, o câncer de mama e o de cólon e cardiovasculares.
Separamos 10 dicas para te ajudar a combater o sedentarismo e melhorar a saúde. Elas podem beneficiar adultos, adolescentes e até crianças.
Me ajuda por favor me ajuda por favor me ajuda por favor me ajuda por favor me ajuda