• Matéria: Sociologia
  • Autor: gabysantosc
  • Perguntado 4 anos atrás

O que é a Lei das Fake News?

Em maio de 2020, foi apresentado no Senado Federal o PL 2.630/2020. Também denominado como Lei das Fake News, o projeto de lei foi proposto pelo Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA – SE) e definido como a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

[...] Através de uma sessão virtual, o texto final do PL foi aprovado com 44 votos favoráveis e 32 votos contrários, seguindo para tramitar na Câmara dos Deputados. [...]

Argumentos contrários (ao texto da Lei)

Por outro lado, em oposição às propostas do PL 2.630/2020, os usuários contrários à sua aprovação destacam, em primeiro lugar, a falta de consenso sobre o assunto, visto que não existe hoje uma visão única que garanta a eficácia do poder público em aplicar às determinações da Lei das Fake News.

Outra questão é a possibilidade de cerceamento dos usuários frente à rede e o risco à liberdade de expressão em um ambiente plural, já que, conforme a proposta, as redes sociais poderão exigir apresentação de documento de identidade válido aos usuários (em casos específicos, como abordado ao longo do texto) e, além de cobrar uma série de informações a partir dos relatórios periódicos que serão apresentados pelas redes sociais, o Estado deverá realizar a checagem e o controle de mensagens consideradas inadequadas e/ou desinformativas.

Com base no texto assinale a alternativa correta:

A)
A aplicação da Lei de fake news corre o risco de causar cerceamento da liberdade de expressão.

B)
Existe um consenso quanto à aplicação da lei de fake news.

C)
O cerceamento dos usuários frente à rede e o risco à liberdade de expressão em um ambiente plural, já que, conforme a proposta, as redes sociais não poderão exigir documentos pessoais de identificação.

D)
As redes sociais não poderão exigir apresentação de documento de identidade válido aos usuários.

E)
O Estado não deverá realizar a checagem e o controle de mensagens consideradas inadequadas e/ou desinformativas


gabysantosc: resposta correta: A)A aplicação da Lei de fake news corre o risco de causar cerceamento da liberdade de expressão.
bbcarminatti2: Conforme a proposta, a Lei das Fake News busca a aplicação de um programa de boas práticas a partir de “medidas adequadas e proporcionais no combate ao comportamento inautêntico e na transparência sobre conteúdos pagos”. Para tanto, em seu art. 3º, o texto estabelece que devem ser protegidos princípios como:

a) a liberdade de expressão e de imprensa;

Respostas

respondido por: tagliettimariana
12

A lei da fake news pode acabar causando o cerceamento da liberdade de expressão de acordo com o texto citado, assim, a alternativa correta é a letra A.

 Desse modo, podemos afirmar que é uma maneira eficiente de se derrubar as fakes news, que são mensagens com conteúdo falso que podem acabar prejudicando muitas pessoas.

 Assim, podemos afirmar que isso pode ferir um pouco a liberdade de expressão mas garante a dignidade humana das pessoas que iriam ser lesadas com esse tipo de mensagem falsa.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/12755699

Anexos:

cfernandes95: a) A aplicação da Lei de fake news corre o risco de causar cerceamento da liberdade de expressão. 
adv17virissimo: Sem sobra de dúvida a letra correta é a letra A ( A aplicação da lei de fale news corre risco de de causar cerceamento da liberdade de expressão.
respondido por: joaopaulooas
0

A alternativa que fala de modo correto o que a aplicação da lei da fake news ocasiona é a letra A), haja vista que temos uma linha tênue entre a liberdade de expressão e a proibição das noticias falsas.

O que é fake news?

A fake news acontece quando pessoas mal intencionadas ou apenas ignorantes repassam notícias mentirosas, enganosas ou exageradas sobre um determinado assunto. Dessa forma, quando a mentira atinge um nível de compartilhamento muito alto, as pessoas tendem a achar que ela pode ser verdade.

Aprenda mais sobre fake news aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12755699

Anexos:
Perguntas similares