Observe a imagem
Assinale a alternativa com a correspondência correta:
O tipo de chuva ilustrado em 1 corresponde à chuva orográfica comum na região Sul e resulta do contato de massas de ar com características distintas.
O tipo de chuva ilustrado em 2 corresponde à chuva convectiva comum na região Sudeste durante o inverno caracterizada por fortes pancadas, com grande volume de água.
O tipo de chuva ilustrado em 3 é comum no litoral brasileiro onde as massas úmidas provenientes do Atlântico são barradas pelo relevo.
No Brasil o tipo de chuva mais comum é o tipo 2, não existindo o tipo 3, uma vez que o relevo de nosso país se caracteriza pelas baixas altitudes.
Respostas
Resposta:
TIPOS DE CHUVA
GEOGRAFIA
A chuva pode ser originada de diferentes maneiras, dando origem aos tipos de chuva. Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.
Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação. Isso significa que a chuva pode ter diferentes processos de formação, assim como características diferentes, sejam essas quanto à intensidade, duração, grau de acidez, e presença ou não de trovoadas.
Cada tipo de chuva também está associado a uma determinada época do ano ou às características do seu lugar de ocorrência. Dessa forma, os principais tipos de chuva são:
Chuva frontal
Chuva convectiva
Chuva orográfica
Leia também: Água: um recurso essencial para a vida
O que é precipitação
Precipitação nada mais é que a volta da água que se encontra na atmosfera à superfície terrestre. A água evaporada dos recursos hídricos existentes na superfície, passando então da fase líquida para a gasosa, ascende à atmosfera.
Ao subir para as camadas mais elevadas, esse vapor d'água sofre o processo de condensação, dando início à formação das nuvens carregadas de umidade, que podem então precipitar-se de diferentes maneiras, como em forma de chuva, granizo, neve, neblina, entre outras, iniciando, assim, outro ciclo hidrológico.
→ Fatores que influenciam a precipitação
Sabe-se que as chuvas podem variar não só segundo a época do ano mas também quanto às características do local em que ocorrem.
Compreender esses fatores permite também compreender o comportamento atmosférico de uma determinada região e, assim, viabilizar planejamentos das cidades; prever possíveis enchentes; estudar as características do solo, a fim de evitar erosões, mediante o estudo do regime de chuvas; planejar o plantio agrícola, entre outros.
Além disso, há outros fatores que também influenciam na precipitação, segundo o Departamento de Climatologia da Universidade Federal do Espírito Santo, como:
Latitude
Distanciamento do mar
Altitude
Tipo de vegetação no local
Mapa Mental: Tipos de Chuva
Mapa Mental: Tipos de Chuva
*Para baixar esse mapa mental em PDF, clique aqui!
→ Tipos de precipitações
O retorno da água à superfície terrestre, dando continuidade ao ciclo hidrológico, não ocorre apenas em forma de chuva. Há outras formas de precipitação, por exemplo:
Neve: precipitação em foma de gelo de dimensões variadas.
Saraiva: precipitação em forma de gelo com diâmetro de até cinco milímetros.
Orvalho: precipitação formada devido à condensação de vapor d'água no meio ambiente no período noturno, dada a queda na temperatura.
Geada: precipitação que se forma mediante o vapor d'água (como o orvalho) a temperaturas abaixo de 0 ºC.
Neblina: precipitação de água muito fina e com baixa intensidade.
Granizo: precipitação que forma pedras de gelo com diâmetro superior a cinco milímetros.
Veja mais: Diferença entre neve, geada e granizo
Tipos de chuva
Segundo o processo de formação, os principais tipos de chuva são:
→ Chuva frontal
A chuva frontal representa o encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.
A chuva frontal representa o encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente.
A chuva frontal, também conhecida como chuva ciclônica, é a precipitação originada a partir do encontro entre duas massas de ar: uma fria e seca e outra quente e úmida. Quando a massa de ar fria avança por uma massa de ar quente, há o que chamamos de frente fria ou chuva de frente fria. Quando a massa de ar quente avança por uma massa de ar fria, há ocorrência da frente quente, ou chuva de frente quente.
As principais características da chuva frontal são a duração e a intensidade. Normalmente, esse tipo de chuva é de longa duração e sua intensidade pode variar.
→ Chuva convectiva
A chuva convectiva é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio.
Chuva convectiva, também conhecida como chuva de verão, ocorre devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre. Ao ocorrer algum desequilíbrio das camadas de ar por algum fenômeno natural, o ar mais quente, menos denso, eleva-se às camadas mais altas da atmosfera, enquanto o ar frio desce, por ser mais denso.
Quando o ar quente sobe, carrega consigo bastante umidade e sofre resfriamento. Ao resfriar-se, inicia-se o processo de condensação, podendo haver formação de nuvens de chuva. A chuva convectiva é de abrangência local e característica de regiões tropicais. Esse tipo de chuva geralmente tem pouca duração, contudo apresenta maior intensidade.
→ Chuva orográfica
A chuva orográfica está relacionada com as barreiras naturais impostas pelo relevo.
Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a precipitação associada a barreiras naturais determinadas pelo tipo de relevo da região. Essas barreiras ou obstáculos podem ser, por exemplo, serras, cordilheiras ou montanhas. Esse tipo de chuva é formado quando uma massa de ar úmida vinda do oceano encontra uma barreira natural, sendo forçada a elevar-se, alcançando então
B- O tipo de chuva ilustrado em 2 corresponde à chuva convectiva comum na região Sudeste durante o inverno caracterizada por fortes pancadas, com grande volume de água.
D- No Brasil o tipo de chuva mais comum é o tipo 2, não existindo o tipo 3, uma vez que o relevo de nosso país se caracteriza pelas baixas altitudes