As fontes históricas são os itens com vestígios do passado que são legados para a posteridade e servem de embasamento para que os historiadores possam realizar o seu trabalho de investigação do passado humano. Até o século XIX, consideravam-se somente as fontes escritas como fontes históricas, mas a partir do século XX um leque de novas fontes começou a ser explorado pelos historiadores. O historiador é o profissional responsável por estudar os vestígios deixados pelo passado e procurar reconstruí-lo e interpretá-lo da melhor forma possível. O trabalho dele é realizado a partir da utilização de métodos que o auxiliam a interpretar todos os vestígios do passado que chegaram até nós no tempo presente. Esse trabalho do historiador nos ajuda a entender um pouco da nossa realidade e só é possível a partir desses vestígios, que são chamados de fontes históricas, também conhecidas como documentos históricos. As fontes históricas são então os itens materiais e imateriais ou mesmo vestígios desses itens (uma vez que muita coisa do passado sobreviveu ao tempo apenas de maneira parcial) que remetem a um certo passado humano. É por meio delas que os historiadores reconstituem e interpretam os acontecimentos do passado. Isso porque, de acordo com o historiador Marc Bloch, tudo que o homem produziu, material ou imaterial, pode fornecer informações sobre ele. A utilização das fontes históricas, no entanto, requer o uso de método pelo historiador. Ele precisa saber consultar a fonte histórica e daí vem a importância de um método. Marc Bloch afirma que, mesmo os documentos mais claros não falam por si mesmos, sendo necessário que o historiador faça as perguntas corretas. 1 - Enfim, explique com suas palavras, qual é o trabalho do historiador?
Respostas
Olá
Resposta: O historiador é um especialista, que narra e conta a história. Então, o que ele faz? Dedica-se a estudar o homem desde a época mais remota até os dias atuais.
Entre outras coisas, a história nos permite também uma melhor compreensão de outras civilizações. É como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade: o historiador veio para ressuscitar o tempo, escalpelar os mortos, levantar o muro de pedra entre os membros da família, revelar os negócios da trapaça, as condecorações, as liturgias, as espadas, contar a história dos vencidos e dissecar a visão dos vencedores.
O historiador usa como fonte de pesquisa uma série de materiais: jornais, mapas, recursos audiovisuais e livros. Enfim, o trabalho do historiador e da própria história é o diálogo constante entre o passado e o presente.
ESPERO TER AJUDADO,
SE PUDER DAR 5 ESTRELAS E MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA AGRADEÇO.