1-Conceitue e do exemplos das seguintes funções químicas
a. ácido carboxilico;
b. álcool;
c. aldeído
d. cetona
e. éster
f. éter
Respostas
Resposta:
A) Ácidos carboxílicos: ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com oxigênio e uma ligação simples com um grupo OH. Exemplos:
Ácido carbônico (OHCOOH): presente no sangue e em bebidas gaseificadas.
Ácido acético ou etanoico (CH3COOH): presente no vinagre.
Ácido butírico ou butanoico (CH3(CH2)2COOH): presente no leite e em derivados.
B) Álcool: álcool é uma classe de compostos orgânicos que possuem, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ligados a carbonos saturados. Entre esses compostos, temos como exemplo o etanol, comumente utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas. Entre os principais exemplos, podemos mencionar o etanol (C2H6O), metanol (CH3OH), propanol (C3H8O) e glicerol (C3H8O3).
C) Aldeído : aldeído é uma dos compostos da química orgânica que possuem o grupo funcional carbonila na extremidade da cadeia, além de apresentar em um carbono primário a carbonila (C=O).Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
D) Cetona : cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos.Exemplos: Propanona ou acetona (C3H6O): removedora de esmaltes.
E) Éster : Na química, a função éster é caracterizada pela estrutura R-COOR'. Os ésteres carboxílicos apresentam uma alcoxila ligada à uma carbonila e são usualmente resultantes de uma reação entre álcoois e ácidos.Alguns exemplos:
Etanoato de pentila – aroma de banana.
Butanoato de etila – aroma de morango.
Etanoato de isopentila – aroma de pera.
Etanoato de octila – aroma de laranja.
Etanoato de benzila – aroma de jasmim.
Nonanoato de etila – aroma de rosa.
Metanoato de etila + heptanoato de etila – aroma de uva.
F) Éter: Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio. Alguns exemplos de éteres que são solventes clássicos de laboratório são o tetraidrofurano (THF), o dimetoxietano (DME) e a dioxana. Os epóxidos são éteres cíclicos com três átomos de carbono.
Espero ter ajudado!!!!