• Matéria: História
  • Autor: kamila0395
  • Perguntado 4 anos atrás

Somente depois de mais de dois séculos de luta entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos, é que os plebeus conseguiram progressivamente obter direitos políticos iguais aos nobres. Por volta de 450 a.C., os plebeus conseguiram que as leis segundo as quais as pessoas seriam julgadas fossem registradas por escrito, numa tentativa de evitar injustiças do tempo em que as leis não eram escritas e os cônsules, sempre da nobreza de sangue, administravam a justiça como bem entendiam, conforme suas conveniências. O conjunto de normas finalmente redigidas foi chamado "A Lei das Doze Tábuas", que se tornou um dos textos fundamentais do Direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, na forma de tábuas que qualquer um podia consultar, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das "regras do jogo" da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbitrio dos poderosos. As Doze Tábuas não chegaram completas até nós, mas possuímos fragmentos como os seguintes: "quem tiver confessado uma dívida, terá trinta días para pagá-la; quando um contrato é firmado, suas cláusulas são vinculantes, devendo ser cumpridas; se um patrão frauda um cliente, que seja amaldiçoado".

Após a leitura deste trecho, escrito pelo historiador Pedro Paulo Funari, marque a alternativa correta.

a) O trecho retrata uma particular característica do mundo romano. Se durante a Monarquia as desigualdades eram menos sentidas pela população, uma vez que grande parte da sociedade vivia nas mesmas condições, na República elas ficaram visiveis e sofreram questionamento, a ponto de serem completamente abolidas após a instituição do cargo de Tribuno da Plebe.

b) O historiador disserta sobre as contradições sociais existentes entre patricios e plebeus durante a República romana. Segundo ele, elas fomentaram uma série de iniciativas políticas para diminuição da diferença de poder existente entre ambas as ordens socials, como as leis destacadas. Uma das conquistas dos plebeus foi o cargo de Tribuno da Plebe-magistrado que defenderia os plebeus, com o poder de vetar medidas do Senado que os prejudicassem.

c) A explicação feita por Funari demonstra a preocupação dos cidadãos romanos com a falta de direitos politicos de toda a população. Com base nela foi possivel instituir o cargo de Tribuno da Plebe e conceder, além de outras coisas, o direito de cidadania aos escravos e as mulheres, as quais puderam ascender ao mesmo cargo de Tribuno.

d) O excerto do livro de Funari tematiza importantes iniciativas de descentralização do poder do Senado e das aristocracias romanas. Essa pratica simbolizada pelo cargo de Tribuno da Plebe. permitiu o controle das arbitrariedades dos senadores e superou qualquer tentativa de "recentralização" pelos senadores ou outros elementos da política romana.

e) O historiador revela a extinção do poder das aristocracias e o início do poder das maiorias, que transformou a República Romana em democrática. Essa alternativa só foi possivel por meio dos questionamentos da plebe e do estudo das características políticas atenienses, que serviram como base para a instituição desse novo sistema politico

Respostas

respondido por: rayssasilva1918
3

Resposta: letra B

Explicação:

Perguntas similares