Supondo que foi usado em uma reação, sem excesso de reagentes, 316 g de Permanganato de potássio com 584 g de ácido clorídrico, obtendo-se 149 g de cloreto de potássio, 252 g de cloreto de manganês (II), 144 g de água e uma certa massa de gás cloro.
Qual a massa de gás cloro produzida nessa reação?
Respostas
Resposta:
Toda reação química sempre ocorre de acordo com a proporção estequiométrica indicada pelos coeficientes da equação, que são a quantidade de matéria (número de mol) de cada espécie química.
Por exemplo, há um aparecimento de flashes de luz quando se reage o antimônio (Sb) em pó com o gás cloro (Cℓ2). Essa reação é representada pela seguinte equação:
2 Sb(s) + 3 Cℓ2(g) → 2 SbCℓ3(s)
Observe que a proporção estequiométrica dessa reação é 2 : 3 : 2, isto é, 2 mol de Sb(s) reagem com 3 mol de Cℓ2(g), produzindo 2 mol de SbCℓ3(s). Se quisermos que essa reação produza o dobro, ou seja, 4 mol de SbCℓ3(s), temos que dobrar a quantidade de cada reagente, para que todos continuem na mesma proporção de 2 : 3 : 2.
4 Sb(s) + 6 Cℓ2(g) → 4SbCℓ3(s)
O mesmo vale para qualquer quantidade de produto que desejarmos formar.
No entanto, num experimento, 2 mol de Sb(s) foram misturados com 5 mol de Cℓ2(g). Observe que nesse caso ficaria fora da proporção estequiométrica. Dessa forma, os 2 mol de Sb(s) reagirão normalmente com 3 mol de Cℓ2(g), sobrando 2 mol de Cℓ2(g). Portanto, o antimônio é considerado o reagente limitante e o cloro, o reagente em excesso dessa reação.
espero ter ajudado ( ´◡‿ゝ◡`)