Do ponto de vista teórico a questão da tolerância foi debatida especialmente a partir da “Carta acerca da tolerância” de John Locke passando pelas reflexões de Voltaire, Kant, Marcuse, Popper, Bobbio, Walzer, por exemplo. Todos aqueles que refletiram sobre a questão afirmaram ideias parecidas. Toda religião deve ser aceita, exceto aquela que pregar a violência e destruição da própria sociedade. Essa ideia central pode ser sintetizada no chamado “paradoxo da tolerância”, ou seja, a noção de que a tolerância ilimitada é coveira da própria tolerância. Em outras palavras, para a manutenção de uma comunidade tolerante é necessário o direito de não tolerar o intolerante. Por isso é um paradoxo: na comunidade multicultural tolerante tudo deve ser tolerado menos os intolerantes.
Respostas
Resposta:
Creio que seja a alternativa 2!
Explicação:
- O paradoxo da tolerância, conforme o texto sugere, reside na ideia de que não podemos ser tolerantes com aqueles que pregam a intolerância.
Pois a única que fala sobre não tolerar a intolerantes.
Sobre o paradoxo da tolerância, é correto o que se afirma em: Alternativa 2:
- O paradoxo da tolerância, conforme o texto sugere, reside na ideia de que não podemos ser tolerantes com aqueles que pregam a intolerância.
O paradoxo da tolerância foi postulada por Karl Popper em seu livro: "A sociedade aberta e seus inimigos" nele explica que, para ter uma sociedade tolerante, é preciso ser intolerante com os intolerantes.
De acordo com Popper una tolerância ilimitada pode gerar a desaparição das pessoas tolerantes e o valor da tolerância.
Assim, para ter uma sociedade tolerante, se precisa fazer exatamente o oposto; já que se os intolerantes forem tolerados, eles acabarão se impondo e eliminando a tolerância como princípio e valor de uma comunidade.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40265586